Coluna de Alexandre Moura no portal Hora Agora: “Programa CI Inovador”

 


Por Alexandre MOURA (*)

“Programa CI Inovador”

O “Programa CI Inovador”, de “Residência em Micro-eletrônica”, foi criado para atender a demanda crescente do mercado, por profissionais da área de Semicondutores e Micro-eletrônica. Sendo uma iniciativa do MCTI - Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (com a coordenação da Softex), e parceria de várias Universidades brasileiras. A ideia é atender a “alta demanda de mão de obra qualificada e contribuir com a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento do setor”. Sem duvida alguma, o segmento de Semicondutores é de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico do país, daí a importância do Programa. O CI Inovador oferece 2 trilhas de capacitação: Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos. Tendo essa última trilha,  duas vertentes de conteúdo: Sistemas Analógicos Mixed-signals – AMS ou Sistemas Analógicos de Radiofrequência – RF. Além  dos conteúdos específicos de cada trilha, todos os alunos  terão adicionalmente, um “Módulo” com conteúdo voltado a “Gestão e Empreendedorismo”.

“Programa CI Inovador” (II)

As principais universidades do país estão participando , incluindo a UFCG - Universidade Federal de Campina Grande. A participação da UFCG, é na “Trilha de Sistemas Digitais”,  focada “na criação de projetos de sistemas digitais de médio e grande porte, com ênfase nas etapas do fluxo de projeto digital para tecnologias de fabricação modernas, incluindo front-end e back-end. O curso vai do algoritmo ao layout do Chip com aulas teóricas e práticas, utilizando ferramentas de ponta para proporcionar uma capacitação de qualidade”. O Programa, além da certificação, propicia ao aluno a oportunidade de ser selecionado para ter uma “vivência internacional”, em instituições/empresas do “Ecossistema do Setor” de vários países e participar também, de projetos In Company em empresas nacionais. 

“Programa CI Inovador” (III)

O CI Inovador está dividido em três fases. A Fase 1 de “Capacitação Teórico-Prática”, com duração de seis meses, prevê “uma imersão presencial em tempo integral, com aulas teóricas e práticas. Além da introdução à Micro-eletrônica e dos conteúdos de cada trilha, nessa fase os alunos terão aulas de gestão empresarial,  e podem participar de feiras/eventos com empresas do setor”. Após a conclusão dessa primeira etapa, os participantes com melhor desempenho serão selecionados para a Fase 2, a de  “Vivência Internacional”. Nela os “estudantes vão participar de visitas técnicas em empresas e instituições no exterior, pelo período de 45 dias, entrando em contato com a vanguarda tecnológica da Micro-eletrônica, e depois, ao longo de 4 meses,  terão a oportunidade de desenvolver um projeto em ambiente simulado no Brasil. Na Fase 3, a última etapa, denominada de “In Company”, os alunos que se destacaram na fase anterior, vão integrar grupos de trabalho em empresas brasileiras, e desta forma, aplicar seus conhecimentos na prática. Mais informações https://ciinovador.softex.br/

Aprovação para “Chips de IA”

A empresa americana  OpenAI, especializada em sistemas de IA (Inteligência Artificial), em uma nova investida no bilionário mercado de soluções/software de IA, solicitou ao governo dos Estados Unidos, “aprovação para fabricação de Chips de computador específicos para IA”. Segundo informações da empresa, recentemente divulgadas pela Agência Bloomberg News, especializada em noticias financeiras, a “OpenAI está trabalhando em um novo negócio que pode impulsionar a fabricação global de Chips”. Para concretizar esse investimento,  é necessário receber “luz verde” das autoridades de Washington, relativo a um programa de incentivos existente, para produção de Chips no território americano. A empresa revelou também, que tem “buscado parcerias com outros fabricantes de Chips nos Estados Unidos e de empresas/investidores do Oriente Médio e na Ásia”, devido ao alto valor do investimento.

____________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica, MBAs em Comércio Eletrônico e Software Business, pela Nova Southeastern University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB-PB, Ex-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Diretor e Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem