Por Alexandre MOURA (*)
Inteligência Artificial e Smartphones
O desenvolvimento de soluções (software) e novos produtos (hardware) que utilizam IA (Inteligência Artificial), continuam num “crescimento que quase não se consegue acompanhar”. Em todos os setores da atividade humana, a IA começa a ser presença cada dia mais constante e imprescindível. Sobre isso, uma notícia recente, vem da Alemanha. A empresa Deutsche Telekom AG (sediada na cidade de Bonn, antiga capital da Alemanha Ocidental), considerada a “maior provedora de telecomunicações da Europa”, apresentou ao mercado de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), seu “conceito futurista, de Smartphone que utiliza IA em vez de aplicativos (Apps) para atender às necessidades dos usuários”. Atualmente, os modelos de Smartphones em uso, “precisam utilizar Apps praticamente para tudo, desde mensagens de texto, envios de imagens e mídias sociais, até videogames e serviços bancários”.
Inteligência Artificial e Smartphones (II)
Denominado, apropriadamente, de “T-Phone”, o Smartphone da Deutsche Telekom (no momento só um “conceito”, segundo executivos da empresa), “terá uma interface de usuário sem aplicativos e desenvolvida em colaboração com as empresas parceiras Qualcomm (multinacional americana, sediada na Califórnia, especializada em semicondutores, software e serviços relacionados à tecnologia sem fio) e Brain Corp (empresa americana de tecnologia, que desenvolve soluções em robótica e IA)”. O objetivo é, em até cinco anos, “aposentar” os Apps como conhecemos hoje, pois a IA no celular vai “responder a solicitações e gerar recomendações, personalizadas para destinos de viagem, comprar um produto para seu proprietário ou enviar fotos e vídeos para contatos, etc”. Como se fosse um “verdadeiro assistente virtual”. Vai ser uma “revolução” no mercado de Smartphones. Vamos aguardar as manifestações da concorrência sobre o T-Phone. Com informações da Deutsche Telekom e da Agência Reuters.
IA e as Eleições Europeias
Continuando no “tema” IA, os europeus estão preocupados com o que pode acontecer nas próximas eleições para o Parlamento da União Europeia (que acontecerão no mês de junho deste ano), no caso do uso indevido de IA. Segundo informações da empresa Meta Platforms, Inc, multinacional americana de tecnologia, “dona” do Facebook, “uma equipe multidisciplinar formada por especialistas de inteligência da informação, ciência de dados, engenharia, pesquisa, operações, política de conteúdo e jurídica da empresa”, está sendo preparada para trabalhar na “na diminuição dos riscos relacionados ao abuso de IA generativa, nas eleições europeias de 2024”. Não é só a Meta Platforms que está “envolvida” nessa tarefa. Dezoito outras empresas de tecnologia, dentre elas a famosa OpenAI, “concordaram em trabalhar juntas para evitar que o uso de IA interfira nas eleições em qualquer país”. Como escrevi por diversas neste espaço, abriram a “Caixa de Pandora da Inteligência Artificial” e agora estão tentando “minimizar” o gigantesco problema que temos pela frente, em uma infinidade de áreas e não só nas eleições. Só espero que a “emenda não saia pior que o soneto”.
“Semana Latina de Exportação e de Conexão Empresarial 2024”
No próximo dia 11 de março terá início a “Semana Latina de Exportação e de Conexão Empresarial”, o evento acontecerá na cidade de Montevideu, capital do Uruguai, sendo voltado para “Empresárias e Empreendedoras”, de toda América Latina. Durante uma semana as Empresárias vão debater e assistir, diversas palestras sobre os seguintes temas: Rede Latina de Exportação; Experiências Empresariais; Inteligência Artificial e Tecnologias da Informação (como instrumentos de suporte aos negócios); Programas de Acesso a Crédito; Comércio Exterior Intrarregional; Empreender e Aprender, com as “Experiências e Participação, de Mulheres Empresárias no Ambiente de Negócios da América Latina”; e FINTECH: “Instrumento Financeiro para o Comércio Internacional”. Na programação constam ainda, “Rodadas de Negócios” e Exposições de Instituições dos Países que formam a ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración (Associação Latino Americana de Integração). Mais informações podem ser obtidas no e-mail: aladiruedas@aladi.org
______________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.