Por determinação da Justiça, Buega Gadelha se afasta da presidência da FIEP


A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) confirmou nesta sexta-feira que o presidente Francisco de Assis Benevides Gadelha, o Buega, se afastou do cargo, que foi transmitindo ao vice de mais idade, José William Montenegro Leal.

Em nota publicada no site da FIEP, o afastamento de Buega, que foi determinado pelo pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, é tratado como interino e a passagem do cargo é tratada como uma tranmissão, sem se referir à imposição judicial.

“Nesse momento, os interesses da indústria paraibana são soberanos. José William é o diretor mais antigo da nossa entidade e eu tenho certeza de que ele conduzirá da melhor forma os próximos passos do Sistema. Eu, estarei cumprindo com minhas atribuições enquanto presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Óleos Vegetais e Animais do Estado da Paraíba - Sindóleos/PB e também como diretor tesoureiro da CNI", afirmou Buega, na nota oficial. 

"Desta forma, carrego comigo a convicção de que a Federação das Indústrias da Paraíba tem um legado irrefutável para a indústria do nosso estado. Não receio afirmar que sempre estive à frente das lutas mais relevantes em prol do desenvolvimento e fortalecimento da indústria da Paraíba”, complementa Gadelha. 

CRISE INSTITUCIONAL

Buega enfrenta uma demorada e severa turbulência para se manter no cargo, que ocupa há cerca de três décadas. É a terceira decisão determinando seu afastamento. A oposição aponta Gadelha como responsável por uma série de supostas irregularidades.

Além disso, aponta nos processos que Buega não atende mais à condição de industrial. Ele também teve as contas relativas ao ano de 2021 declaradas reprovadas pela Justiça, após a anulação da ata da reunião que havia definido sua aprovação.

Mesmo em meio a uma profunda crise, Buega Gadelha foi reeleito por maioria nas eleições do ano passado, um processo que foi também profundamente conturbado. Em meio à crise, a FIEP perde espaço nas discussões e debates no estado, vivendo um profundo desgaste de sua imagem perante a opinião pública. 

Postagem Anterior Próxima Postagem