Desde o ano passado, o aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, vem apresentando bons resultados e consolidando um processo de expressivo incremento no fluxo de passageiros. Agora, outra boa notícia: o maior crescimento do país na movimentação de passageiros no mês de março, quando comparado com o ano passado.
Conforme os dados da Aena Brasil, que administra 17 aeroportos no país, o aumento foi de 143,2%. Em comparação direta neste segmento, o aeroporto Castro Pinto, em em Bayeux (grande João Pessoa), teve crescimento de 9,9%.
Se o quesito for o número de operações, ou seja, os embarques e desembarques), o João Suassuna também lidera o crescimento, com uma alta da ordem de 97%, enquanto o Castro Pinto teve incremento de 19,8%.
Os dados da Aena apontam que no acumulado do primeiro trimestre, as maiores altas foram nos aeroportos de Campina Grande (162,4%), Altamira (16%), João Pessoa (14,2%), Santarém (14%), Maceió (11,1%) e Carajás (9,6%).
Os 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil registraram 10,4 milhões de passageiros no primeiro trimestre deste ano. O volume representa um crescimento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em relação ao número de pousos e decolagens, nos três primeiros meses houve alta de 5,4%, com um total de 115,5 mil movimentos de aeronaves. Considerando somente o mês de março, o crescimento chega a 6,1% no total de passageiros (3,4 milhões), em relação ao mesmo mês de 2023, e a 1,7% no volume de pousos de decolagens (38,9 mil).
No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o mais movimentado da Aena no país, o total de passageiros teve alta de 7,8% em março e de 6,5% no primeiro trimestre. O resultado reflete a melhora na ocupação das aeronaves. O número de pousos e decolagens permaneceu estável.
Com informações do portal Pauta Real