“Hub” de Inteligência Artificial - Leia o novo artigo de Alexandre Moura


Por Alexandre MOURA (*)

“Hub” de Inteligência Artificial

A Microsoft, gigante americana de tecnologia, continua “gastando” muito no desenvolvimento de soluções de IA (Inteligência Artificial). Após o investimento de milhões de dólares na também americana OpenAI, fabricante do ChatGPT (aplicação de IA que “popularizou” essa tecnologia), a empresa decidiu criar um “Hub (Centro) de Desenvolvimento de IA”, na cidade de Londres, Inglaterra. Com orçamento inicial de cerca de R$ 16 milhões, o “Hub de IA de Londres”, como vem sendo chamado, “aquece” ainda mais a competição pela “contratação de especialistas em IA que vem acontecendo na Europa (e em outras regiões do mundo), desde o início do ano passado”. O objetivo da Microsoft é ter no Hub Londrino, a “elite global” dos cientistas especializados em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em IA.

“E-Book Gratuito” voltado para Startups

Um E-Book (Livro Eletrônico) bem interessante, acaba de ser lançado pela organização “Anjos do Brasil” (anjosdobrasil.net) em parceria com o “Escritório Elias, Matias Advogados”. Com o Título: “Guia de Stock Options (Opções de Ações): Como estruturar Planos de Opção de Compra de Ações”, o livro tem o objetivo de disponibilizar informações/conhecimento aos empresários, de como utilizar o mecanismo de Stock Options para atrair e reter, talentos nas Startups. No E-Book o empresário encontrará informações “de como criar/implantar um “Stock Options Plan” (Plano de Opções de Ações), os benefícios deste tipo de iniciativa, o passo a passo para sua implementação, as modalidades de planos existentes e exemplos de modelos de contratos sobre o tema. A ideia/objetivo do livro, “é compartilhar conhecimento sobre a utilização de Stock Options, não devendo, entretanto, ser considerado uma orientação jurídica nem um modelo padronizado” e sim, um guia para começar a entender o assunto. Para baixar uma cópia, gratuita, do E-Book da Anjos do Brasil, visite: https://www2.anjosdobrasil.net/ebook-guia-de-stock-options/

“Chipset” Especifico para “Internet das Coisas”

A “Escola Politécnica” da USP – Universidade de São Paulo, através do CITI (Centro Interdisciplinar em Tecnologia Interativas) conjuntamente com o LSITEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico), anunciou que está desenvolvendo um Chipset (conjunto de chips que atua como um sistema de suporte ao processador principal do computador) especifico para IoT (Internet das Coisas). O Chipset é “baseado na filosofia open-source (código aberto) e segundo os pesquisadores, “vai oferecer soluções sustentáveis, inteligentes e seguras” para uso em diversas aplicações de IoT. Os recursos para o desenvolvimento do projeto são do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, provenientes dos incentivos da “Lei de Informática”. A equipe envolvida conta ainda, com professores do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos.

“Chipset” Especifico para “Internet das Coisas” (II)

O Chipset sendo desenvolvido, tem “dois elementos: um CIGE - Circuito Integrado Gerenciador de Energia e um Microprocessador de 32 bits, este último fundamentado na inovadora arquitetura RISC-V, conhecida por ser um modelo de processador de código aberto”. Essa solução ajuda/estimula a colaboração de pesquisadores em nível mundial, facilitando desta forma, o aprimoramento do Chipset através do conceito de “Inovação Aberta”, diminuindo os custos e maximizando o investimento, tanto financeiro quanto de pessoal. Quando concluído, o Chipset da Escola Politécnica “facilitará a integração em aplicações de IoT que requerem uso de IA (Inteligência Artificial) e Criptografia”. Este projeto, está colocando o Brasil, no mesmo patamar de outras nações, em relação ao desenvolvimento de tecnologia voltada para IoT. Com informações do “Jornal da USP”.

___________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem