O provérbio “fumus boni iuris” ou apenas fumaça/sinal do bom direito corresponde popularmente à máxima: “onde há fumaça há fogo” significando que “pelas consequências se pode conhecer as causas e por rumor persistente pode se descobrir a verdade” (SOUZA, 2001, p. 62).
Interessante é observarmos o sentido real da expressão que embora muitas vezes usadas, não é aplicada na forma adequada do seu real significado, sentido, intenção.
Entretanto, comumente pronunciado pelos mais velhos tem se mostrado um daqueles ditados que discorre uma realidade inconteste, retrata com fidelidade um cenário, pinta um quadro fidedigno de um ambiente e ou situação vivenciada hoje no Brasil no seu sentido mais amplo, mais real.
“Pelas consequências se pode conhecer as causas”.
O País vive uma escalada de ações desastrosas em todos os índices que uma Nação tem a ser medido, avaliado e o que é pior, com o passar dos dias não há se quer vislumbre de que os dias futuros nos tragam melhoras.
O cenário brasileiro hoje analisado por quem tem competência, diz que o País está indo para o buraco, o povo brasileiro que trabalha e paga suas contas, enxerga e sente este, rombo nas contas públicas, escalada da violência, ou seja, fracasso nas políticas de segurança pública, queimadas na Amazônia batendo recordes, desastre na educação, a farra com o dinheiro do povo.
Inflação alta e descontrolada, mentiras, narrativas e falas desconexas, o nítido estado senil e débil que resulta em total despreparo, a incapacidade de se acercar de pessoas sérias e competentes para os cargos distribuídos por ministérios, a relação ambígua com o legislativo, o flerte com amigos do judiciário entre outras ações de quem preside o País.
As consequências estão sendo vistas e sentidas o que nos leva as causas, isto é, a eleição mais uma vez de um governo petista, que já tinha mostrado o quão desastroso, maléfico e danoso à Nação, ao povo brasileiro ele é.
Por conta desta eleição ainda temos como consequências uma suprema corte recorrentemente agindo inconstitucionalmente, invertendo os valores da moralidade da ética e do direito, nitidamente subvertendo a democracia, empregando a censura ao tolher cidadãos e políticos o direito à liberdade de expressão, entre tantas outras ações desconformes com o que deve.
“E por rumor persistente pode-se descobrir a verdade”.
Rumores persistentes sobre a confiabilidade das eleições no Brasil, sobre uma militância de esquerda em conluio com o poder judiciário e executivo no sentido de derrotarem a oposição, isto é, a direita, rumores de que plataformas digitais estavam sendo obrigadas a perseguir e censurar a direita no País, de cidadãos comuns a políticos eleitos democraticamente é cenário do Brasil.
Estes e outros rumores que persistem no dia a dia dos brasileiros parece agora chegar a um nível de se descobrir a verdade, isto é, se apenas rumores ou se há verdades absolutas por trás do que segue pelas redes sociais, nas conversas entre amigos, nas discussões em plenários País a fora.
As denúncias recentes feitas pelo empresário Elon Musk, dono da Plataforma Digital X, antigo Twitter, traz uma real possibilidade de nós brasileiros chegarmos de fato as verdades em tornos destes e outros assuntos comentados nos mais diversos momentos e variados ambientes e que se alimentam como persistentes rumores.
Fato é que, onde há fumaça, há fogo!