Por Lenildo Ferreira
Passado o prazo de filiações partidárias, os pré-candidatos e suas equipes fazem as contas e tentam estipular quantos vereadores cada partido poderá eleger no pleito de outubro em Campina Grande. A matemática não é das mais fáceis, sobretudo diante das mudanças nas regras eleitorais, principalmente a redução drástica no número de candidatos por partido.
Outro elemento que vai influenciar são as definições da disputa majoritária, ou seja, quem são os candidatos a prefeito e qual desempenho terão ao longo da campanha. Um prefeitável forte puxa seu bloco.
Até as convenções, cada legenda terá que cuidar da sua lista de filiados, com zelo redobrado quanto às candidaturas femininas. No atual momento, cada partido infla as suas expectativas, apontando publicamente previsões irreais.
Os cálculos abaixo, todavia, foram formulados a partir de conversas de bastidores com pré-candidatos e dirigentes de partidos, além da observação quanto a como devem ficar as nominatas. Obviamente, trata-se de uma mera análise e estimativas gerais. Confira.
Quantos vereadores cada partido deve eleger?
UNIÃO: 4
PODEMOS: 3
PSB: 3
REP: 3
AVANTE: 2
MDB: 2
PT/PCDOB: 1
PSD: 1
PP: 1
AGIR: 1
PSDB: 2
Observações importantes
Nos bastidores, adversários apostam que o PSD e o PP podem não conseguir eleger vereadores, enquanto filiados garantem que podem ser eleitos até dois por sigla.
Há quem aposte que Avante e MDB podem fazer três cada um, enquanto o PSB eleja apenas dois. O Agir poderá, segundo alguns políticos acreditam, eleger dois.
O REP pode fazer apenas dois, a depender do desempenho dos atuais vereadores e do provável candidato a substituir Renan Maracajá.
Existem ilações de que o PSDB poderá sofrer um processo de desconstrução até as convenções. Há quem aposte que o Rede Sustentabilidade faz um vereador. Há também quem creia em um vereador vindo do Novo.
Algumas opiniões indicam que o União Brasil pode sofrer um baque por conta do eventual mau desempenho do seu candidato majoritário.
Em breve, traremos considerações individuais sobre os partidos.