O estudante Davi Nascimento, 4 anos, da Escola Municipal Apolônia Amorim, no bairro Santa Cruz, em Campina Grande, foi aceito para integrar a Mensa Brasil, uma organização mundial de fomento à inteligência humana. Davi é uma criança com dupla excepcionalidade, diagnosticado com autismo, nível de suporte 1, e habilidades de superdotação.
Segundo a mãe do menino, Andréa Luíza, Davi começou a ler sozinho com apenas 1 ano e meio de idade. “Com 2 aninhos, para minha surpresa, Davi leu um Atlas inteiro. Ele ama geografia, países, capitais e continentes, ele sabe todos, além das bandeiras. E aí a gente foi percebendo que Davi sempre estava à frente do tempo dele”, disse a mãe.
“Sempre na escola ele se destacava. Ano passado eu fiz o teste com a neuropsicóloga para identificar se ele tinha superdotação. Esse teste mostrou que Davi tem um QI de 143, estando entre as crianças do Brasil com alto QI”, explicou.
Agora, a família e a escola estão comemorando a nova conquista de Davi, ter sido selecionado pela organização Mensa Brasil para integrar o grupo que atualmente conta apenas com 8 crianças de Campina Grande que fazem parte do seleto grupo de 27 crianças em todo o Estado.
“Esta semana, Davi foi aceito pela Mensa Brasil, que tem várias pessoas com QI alto. Pra gente é uma alegria poder fazer parte e saber que Davi foi acolhido e recebido. Ele vai ter, assim como está tendo na escola, uma oportunidade a mais de conhecimento. É algo que vai acrescentar na vida dele”, comentou.
Segundo ela, o menino, mesmo com pouca idade já faz cálculos de adição, multiplicação, raiz quadrada, além de separação de sílabas e o conhecimento em geografia. Andréa explicou também que precisou tirar o filho de uma escola particular e procurou a rede municipal, onde foi acolhida e encontrou o apoio específico de acompanhamento em sala e no Atendimento de Educação Especial.
“A aceitação dele na rede municipal foi uma bênção, a equipe está bem preparada e Davi tem amado a escola. Ele já foi muito excluído e isso dói. Mas aqui na rede ele teve esse apoio e essa ajuda. Hoje eu vejo que Davi está começando a voar”, revelou.
A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Fernanda Ferreira de Castro, conta que é um desafio diário trabalhar com Davi. “Quando Davi chegou aqui na escola, nós recebemos a mãe e entendemos toda a trajetória deles e acolhemos com muito carinho. E no AEE a gente oferece um suporte individualizado e faz as adaptações de acordo com a necessidade da criança, adaptações de estratégias e recursos”, relata.
“O hiperfoco de Davi é geografia e tem sido um desafio trabalhar com ele, mas a gente está buscando, estudando, crescendo e tentando dar o melhor por Davi. E a gente está muito orgulhosa por ele fazer parte do projeto Mensa Brasil”, acrescenta.
Sobre a Mensa Brasil
A Mensa é uma organização presente em cerca de 100 países, sendo que em 40 desses possui estrutura formal, na forma de organização sem fins lucrativos. É representada mundialmente pela Mensa International (www.mensa.org) e no Brasil pela Associação Mensa Brasil (www.mensa.org.br).
Os objetivos são identificar e fomentar a inteligência humana para benefício da sociedade, incentivar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência e fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus membros.
A Mensa realiza programas, tais como os SIGs (grupos de debate e pesquisa sobre assuntos variados) e o Sight (de troca cultural entre membros que estejam em viagem por todo o mundo) e ainda por meio da Fundação Mensa (prêmios e bolsas para fomentar usos da inteligência em benefício da sociedade).
Codecom