Boa Vista: Semana promove conscientização sobre a Família Acolhedora e sua importância

INFORME PUBLICITÁRIO

A Prefeitura de Boa Vista está integrada ao esforço pela conscientização sobre a importância do acolhimento familiar e a chamada Família Acolhedora. As ações no município ocorrem ao longo de toda esta semana, entre os dias 27 e 31 de maio, com promoção do tema na mídia e junto à população, a fim de que a sociedade entenda como funciona esse serviço e como as famílias possam aderir ao acolhimento.

A advogada Samara Almeida, assessora técnica da Secretaria de Assistência Social de Boa Vista, explicou que o acolhimento é uma medida de proteção para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. A iniciativa está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conforme Samara, o acolhimento familiar é excepcional e provisório, não devendo ultrapassar o período de 18 meses e não podendo ser convertido em adoção definitiva. A família que acolhe uma criança ou adolescente recebe capacitação e conta com o acompanhamento multiprofissional desde o momento da inscrição.

A assessora técnica também explicou que o serviço na Paraíba é regionalizado e que Boa Vista foi uma das pioneiras em sua implantação. “Boa Vista abraçou o serviço de Família Acolhedora mesmo quando ainda não havia a regionalização. O prefeito André Gomes se predispôs à implantação mesmo antes de contar com o apoio que hoje os municípios têm. Quando houve a regionalização, o Município aderiu e hoje faz parte do polo de Esperança”, detalha.

DÚVIDAS

Para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas, um banner direcionando para uma cartilha elaborada pelo Governo do Estado com perguntas e respostas pode ser encontrado no site oficial do Município, através do endereço www.boavista.pb.gov.br. Quem preferir, pode procurar a Secretaria de Assistência Social do Município.

Postagem Anterior Próxima Postagem