Matéria de Capa; “TikTok Lite” e a União Europeia - Leia a coluna de Alexandre Moura


Por Alexandre MOURA (*)

Matéria de Capa

“O Mapa da Inovação”, é com esta chamada na capa, que a Edição deste mês de maio, da Revista “Época Negócios”, apresenta uma “radiografia” sobre o tema “Inovação”, em cada uma das cinco Regiões do Brasil. E mais uma vez, Campina Grande, na Paraíba, se destaca na Região Nordeste. A cidade que por diversas vezes, foi destaque na mídia nacional e internacional - a exemplo de matérias na revista americana Newsweek que, em três momentos distintos, fez menção ao “protagonismo tecnológico” da cidade, e em uma de suas edições incluiu Campina Grande entre “as 9 cidades de destaque no mundo, que representavam um novo modelo de centro tecnológico” (a única citada da América Latina) - está de novo “nos holofotes”. Vale lembrar também que, em Paris, França, no museu Cité des Sciences et de l'Industrie (que recebe mais de 5 milhões de visitantes anualmente), mostra Campina Grande como uma das duas únicas cidades da América Latina com destaque na “inovação tecnológica mundial” (a outra é São Paulo). A matéria da “Época Negócios”, menciona o “Ecossistema Local de Inovação”, através de suas Empresas, Universidades e Instituições de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), mostrando a cidade como Centro Gerador de Tecnologia e Inovação. 

Matéria de Capa (II)

No texto, a jornalista Jennifer Ann Thomas, escreve em um trecho: “Campina Grande abriga uma população próxima a 500 mil habitantes que vivem, em grande medida, sob influência da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação atrelados às instituições. A cidade, conhecida por ter a maior festa de São João do Brasil, desponta como um dos polos de inovação no país. A consolidação do ecossistema de inovação fez com que Campina Grande conquistasse títulos importantes no cenário nacional. Em 2023, a UFCG foi a segunda maior depositante de patentes no país, atrás somente da Petrobras, de acordo com dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). No ano passado, foram 101 pedidos, um acréscimo de 60 em relação a 2022.” Continuando, Jennifer escreveu: “O Parque Tecnológico da Paraíba, localizado em Campina Grande, também acumula histórias promissoras de desenvolvimento de soluções. Ali estão instaladas startups que passam por uma jornada de incubação para profissionalizar os seus processos e levar soluções maduras ao mercado. Uma delas é a Alcalitech, empresa de base tecnológica voltada à automação e instrumentação analítica para a indústria 4.0. Outra startup instalada no Parque Tecnológico é a CGS Digital, do empreendedor local Arthur Fama, que desenvolve softwares que promovem a automação nos negócios, em comércios e na indústria.” É o Ecossistema de Inovação de Campina Grande (E.InovCG) se destacando nacionalmente! Excelente!

“TikTok Lite” e a União Europeia

A situação do TikTok Lite, Plataforma de Rede Social de propriedade do grupo chinês ByteDance (hoje, especificamente, a empresa TikTok Ltd tem sede nas Ilhas Cayman), está complicada na Europa. Autoridades da “União Europeia (UE)”, estão analisando a suspensão do “programa de recompensas do TikTok Lite, caso a plataforma não esclareça de forma satisfatória, as preocupações sobre seu possível efeito viciante em crianças”. Inicialmente, foi aberta uma “investigação sobre TikTok Lite na França e na Espanha e a UE pode aplicar a “Lei dos Serviços Digitais”, que prevê penas severas relacionadas a “conteúdos nocivos e ilegais”. Nestes casos, as “multas podem chegar a até 6% do faturamento, em nível mundial”. Recentemente, a TikTok lançou a versão TikTok Lite nos dois países onde os processos foram abertos, mas as autoridades locais disseram que a empresa não apresentou “um relatório de avaliação de risco, conforme exigido pela legislação da Europa”.

“TikTok Lite” e a União Europeia (II)

A versão “Lite” tem como principal característica, “um programa de recompensas que permite aos usuários ganhar pontos ao realizar determinadas tarefas na plataforma, como assistir vídeos, curtir conteúdo, seguir criadores ou convidar amigos para participar”. O porta voz do TikTok afirmou que “o centro de recompensas do TikTok Lite não está disponível para menores de 18 anos e há um limite diário para tarefas de visualização de vídeos”. Entretanto, segundo as autoridades, isso precisa ser tecnicamente comprovado. Vale destacar que o TikTok, é alvo de outra investigação (iniciada no mês de fevereiro, passado) sobre possível violação das regras da “Lei dos Serviços Digitais”, destinadas a proteger as crianças e garantir publicidade transparente, em qualquer plataforma de mídia social. Com informações da Agência Reuters e da União Europeia.

_______________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem