A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou o Projeto de Lei 344/2022, de autoria da vereadora Eva Gouveia (PSD), que institui acompanhamento psicológico para gestantes no município.
“Os estabelecimentos da rede pública de saúde que prestam serviço de pré-natal deverão viabilizar o acompanhamento psicológico para gestante. O acompanhamento poderá ser estendido no período do pós-natal, desde que diagnosticado a necessidade por profissional da saúde”, discorre Eva em seu projeto.
Preocupada com a saúde mental e qualidade de vida das gestantes que residem em Campina Grande, a vereadora enfatiza que o período de gravidez muitas vezes é movido por situações que desestabilizam e podem afetar negativamente a saúde psicológica da mulher.
“É valido ressaltar a importância da saúde da mãe para gestão da vida da criança enquanto está sendo gerada e após o parto. Esta lei viabiliza a promoção de inúmeras mulheres que lidam com questões da saúde mental e, principalmente, que não possuem condições financeira para o tratamento psicológico,” afirmou a vereadora Eva.
Após aprovada na CMCG, o projeto de lei segue agora para sanção do prefeito de Campina Grande, para que possa de fato se tornar lei no município e surtir os efeitos previstos.