A Universidade Federal de Campina Grande divulgou um informativo à imprensa comemorando seu desempenho no ranking Universities do Center for World University Rankings - CWUR (Centro de Classificações Universitárias Mundiais) publicado na última segunda-feira, dia 13.
No documento, a instituição comemora o fato de ter ficado na posição 1.922 entre as 20 mil universidades avaliadas, “o que a coloca entre as Top 9,2% do planeta”, e destaca que “o ranking acadêmico avalia a qualidade da educação, a empregabilidade, a qualidade do corpo docente e a pesquisa”.
As três universidades brasileiras melhor posicionadas no ranking são a Universidade de São Paulo (117ª no resultado geral), a Universidade de Campinas (370ª) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (401ª). A Universidade Federal da Paraíba é a 28ª entre as brasileiras e a 1.227 no Mundo.
COPO MEIO CHEIO...
Apesar das comemorações da UFCG pelo resultado, os números podem ser vistos por outro prisma, que pode até ser apontado como menos otimista, mas se mostra, na verdade, mais realista.
É que quando a federal campinense aparece apenas na 51ª posição entre as instituições brasileiras do ranking, à frente apenas da Federal Rural do Rio de Janeiro, Federal do Piauí e da Federal do Amazonas. Ou seja, entre as principais do país, a UFCG está na ponta de baixo.