Confira a nova coluna de Regina Amorim no portal Hora Agora: "Economia criativa"


A economia criativa valida novas formas de pensar a criatividade e a inovação com diferenciais competitivos e fatores de expansão estratégica. É através das novas economias, que surgem inúmeras formas de criar, inovar, transformar e reinventar, bens e serviços que colaboram com o desenvolvimento sustentável.

A estratégia do evento NEON é incentivar e partilhar as boas práticas de negócios criativos que posiciona a região Nordeste entre os principais eventos mundiais de transformações econômicas, sociais e culturais.

Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade fazem parte da construção de um futuro diferente e desejável, onde a criatividade artística tem a capacidade de imaginar novas maneiras de interpretar o mundo, enquanto a criatividade científica experimenta e faz novas conexões para resolver problemas e a criatividade econômica evolui cada vez mais, com a tecnologia, o marketing e a prática de negócios que geram vantagens competitivas na economia.

A diversidade cultural é compreendida como um acervo criativo que se renova continuamente e contribui para o desenvolvimento econômico com diferencial competitivo, principalmente em períodos de incerteza. É por meio da diversidade cultural que também se consegue pensar e criar estratégias para o bem-estar social.

NEON tem vários ambientes de conhecimentos e prospecção de negócios, ocupando todo o Centro de Convenções de João Pessoa-PB. Um deles será o Espaço de Economia Criativa, para receber todos os atores dos setores criativos da Paraíba e do Nordeste brasileiro. São eles: museus e galerias de arte, manifestações populares, artesanato, gastronomia, festivais, artes visuais, artes midiáticas, teatro, música, circo e dança, publicações, cinema, TV e rádio, literatura, moda, design, arquitetura, software, sistemas, startups digitais e robótica, expressões culturais indígena e afro-brasileira.

Uma verdadeira rede de potencialidade humana, que tende atrair cada vez mais novos talentos, proporcionar as melhores parcerias e relacionamentos entre os diversos empreendedores, que buscam várias possibilidades de ampliar mercados por meio da inovação e da competitividade.

Segundo relatório da UNESCO (2013), “a economia criativa tem o poder de influenciar e inspirar as gerações presentes e futuras, proteger o nosso planeta, as pessoas, as culturas e os recursos naturais e, por conseguinte, contribuir para um caminho de desenvolvimento mais sustentável”.

Para o Ministério da Cultura do Brasil (2011), a economia criativa é a economia do intangível, do simbólico. Tem como princípios norteadores: a diversidade cultural, a inovação, a inclusão social e a sustentabilidade, dos bens e serviços, produzidos pelos talentos criativos.

João Pessoa – PB, cidade criativa da UNESCO, será palco do maior evento de inovação e sustentabilidade. NEON pode ser considerado um evento catalisador de mudanças, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, mais conectada e mais colaborativa. Isso só será possível com a integração das atividades da economia criativa aos demais setores econômicos, uma estratégia viável para o desenvolvimento e a diversificação da economia.

Uma cidade é considerada criativa, quando a sua população é capaz de se reinventar e de se transformar continuamente, com base na criatividade, nas singularidades culturais e nas vocações econômicas. O valor comercial e cultural da economia criativa é reconhecido em todo o mundo, através das estratégias de governos, que buscam expandir a economia e viabilizar o crescimento econômico, com sustentabilidade e bem-estar.

Cada território tem seus processos de criatividade que levam em consideração os valores históricos, culturais, econômicos e sociais. Algumas regiões brasileiras já reconhecem a criatividade como um fator que impulsiona o desenvolvimento intelectual das pessoas e o desenvolvimento territorial nas dimensões culturais, econômicas, sociais e ambientais.

A essência a criatividade, pode ser identificada em todos os ambientes do evento NEON, por meio de conhecimentos, que incentivam e partilham as boas práticas de promoção e integração, entre cultura e criatividade, no desenvolvimento dos negócios e das cidades criativas.

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