Leia a nova coluna de Alexandre Moura: “Balanço” da Edição 2024 do Nordeste On


 

Por Alexandre MOURA (*)

“Balanço” da Edição 2024 do Nordeste On 

A Edição 2024 do Nordeste On (NEON) - evento integrante do “Programa Startup Nordeste”, que é uma “estratégia regional de fomento e desenvolvimento, de Startups no Nordeste brasileiro” – realizada pelo SEBRAE na semana passada (na cidade de João Pessoa, Paraíba), foi um grande sucesso, superando todas as expectativas dos organizadores, patrocinadores e participantes. O NEON propiciou aos empresários (de todos os setores da economia) expandir sua rede de networking, e se relacionar com Startups inovadoras de vários Estados, investidores, palestrantes e com a imprensa regional e nacional. Foram mais de 17.000 inscritos, 250 Startups (sendo 58 da Paraíba) e 51 representantes de fundos de investimentos, “aceleradoras” e “investidores anjos”, presentes nos dois dias do evento. Números que impressionam! O “E.InovCG” (Ecossistema de Inovação de Campina Grande) participou com 10 Instituições e diversas Startups. Também estiveram presentes os outros quatro Ecossistemas do Estado (das cidades de João Pessoa, Guarabira, Sousa e Cajazeiras). A próxima Edição do NEON, será realizada no mês de junho do ano que vem, na cidade de Maceió, Alagoas. Que o sucesso seja repetido!

Estudante preso por “usar” IA

Recentemente, autoridades policiais da Turquia, efetuaram a prisão de um estudante durante a realização das provas para admissão na “Süleyman Demirel University”, localizada na cidade de “Isparta” (em turco: ilçe), no sudoeste do país. O “candidato” estava utilizando um “dispositivo ligado a um software de IA (Inteligência Artificial) para responder as perguntas dos testes”. Esse “incidente” teve grande repercussão na mídia da Europa, nos últimos dias. Entretanto, não foi o primeiro acontecimento desta natureza no mundo. Em outubro do ano passado, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, um jovem foi preso por utilizar IA (especificamente o ChatGPT), para escrever a redação no vestibular da “Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa”, sediada naquela cidade paulista. Parece que a “ideia” foi “exportada” para a Turquia.

“Empreendedoras Tech”

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para o Programa “Empreendedoras Tech”, Edição 2024, uma ótima oportunidade para fortalecer micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, com inovações tecnológicas. O Programa, que está em sua 2ª Edição, “visa fortalecer e disseminar, práticas de empreendedorismo inovador de base tecnológica realizadas por empresas, de micro e pequeno porte, lideradas por Empresárias”. Ao participar do programa, as Empresárias concorrem a prêmios de até R$ 50 mil e recebem capacitações sobre gestão, tecnologia e negócios. Participam ainda, de uma rede de apoio e se conectam com outras empreendedoras e especialistas do mercado. O projeto foi idealizado pelo MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, sendo executado pela ENAP - Escola de Administração Pública e pelo Impact Hub Brasil.

“Empreendedoras Tech” (II)

O objetivo principal do “Empreendedoras Tech” é alavancar produtos ou serviços, com base tecnológica e ampliar a participação das mulheres no cenário empresarial nacional. Para isso, as empresas ou projetos inscritos, deverão possuir, pelo menos, uma mulher entre seus empreendedores, em função Executiva, Sócia, Presidente, Diretora ou Fundadora do negócio. Na Edição deste ano, serão selecionados até “70 times” para participarem do programa. No período de duração do projeto (cerca de 6 meses), cada negócio integrante das equipes receberá um auxílio de até R$19 mil, pagos em 6 parcelas. Além disso, são disponibilizadas “Mentorias” gratuitas e individuais, com profissionais experientes da área; “Capacitações” sobre negócios e tecnologias por um grupo de especialistas; “Workshops”, momentos de conexão e troca de aprendizados com outras empreendedoras, em diferentes momentos de suas trajetórias profissionais; e, por último, mas não menos importante, acesso à “Capital Semente”. As inscrições vão até o próximo dia 29 de junho. Mais informações no endereço: https://desafios.enap.gov.br/pt/desafios/empreendedorismo-inovador-feminino-2-edicao

________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem