O São João que ocorre em Campina Grande não é chamado de O Maior do Mundo por acaso. Para que ele aconteça, é preciso de muito trabalho feito por um batalhão de profissionais que atuam antes, durante e depois da festa. Ao longo dos 33 dias dos festejos, para que locais e turistas possam aproveitar o evento, muita gente passa a madrugada acordada trabalhando pela melhor experiência de entretenimento dos visitantes.
Começando pela proteção e fiscalização, os seguranças que ficam nas entradas ou atuando na área interna dos Parques são essenciais para que os visitantes possam aproveitar o São João com tranquilidade. Gerinaldo de Souza, que faz parte da equipe de segurança, expressa sua satisfação em trabalhar em um evento como O Maior São João do Mundo: “Eu amo o que eu faço, então para mim é tudo de bom trabalhar nessa área de vigilância, para um evento desse porte.”, comemorou.
“A palavra é essa”, diz Erick Correia, que é coordenador da equipe de bombeiros civis desde ano, “gratidão! Nós nos sentimos privilegiados de estar aqui pelo segundo ano consecutivo n’O Maior São João do Mundo e estamos entregando o São João, por mais um ano, com total sucesso.”, avaliou. A equipe de bombeiros faz um trabalho árduo e emergencial para conter crises, importante para um evento do porte do São João de Campina Grande.
Com um espaço somente para atender às pessoas enfermas no Parque do Povo, os profissionais que atuam no Pronto Socorro estão também felizes em poder ajudar os visitantes que precisam de atendimento: “O sentimento de estar trabalhando n’O Maior São João do Mundo é grande.”, diz Cristiano Pablo, que faz parte da equipe do Saúde de Verdade. “A área da saúde, onde podemos estar ajudando as pessoas que estão precisando do nosso apoio e do nosso socorro é fundamental, é um prazer nosso!”, relatou.
Douglas Lisboa, um dos trabalhadores da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a SESUMA, disse ser um orgulho estar auxiliando na limpeza urbana do Maior São João do Mundo: “O nosso carro forte este ano é a limpeza do entorno do Parque do Povo, assim como internamente. É um evento conhecido mundialmente, então estar colaborando para o acontecimento dele é uma honra para todos que trabalham aqui.”, afirmou.
Para os trabalhadores d’O Maior São João do mundo, estar auxiliando em uma festa que exalta a cultura nordestina é motivo de orgulho e felicidade.
Texto e fotos: Micaela Nogueira/ Codecom