Foi promovido na manhã desta sexta-feira, 14, em Boa Vista, no auditório da Câmara de Vereadores do Município, o 2º Fórum Comunitário pelos direitos das crianças e dos adolescentes, evento que ocorre dentro das ações relacionadas ao Selo Unicef 2021-2024 e integra o eixo de Participação Cidadã e Gestão por Resultados.
O fórum tem como meta estimular a participação da sociedade civil nos processos políticos dos municípios, apresentando e discutindo as atividades realizadas e seus resultados ao longo da atual edição. Já o selo é uma iniciativa do Unicef para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.
Ao aderir ao Selo Unicef, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O sucesso do selo é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais, a exemplo da Prefeitura de Boa Vista, por meio da atuação integrada e intersetorial. “Trata-se de um tipo de iniciativa à qual nós, em Boa Vista, nos integramos efetivamente, dada a sua grande importância”, destaca o prefeito André Gomes, que participou do fórum.
PRESENÇAS
Além do chefe do executivo, estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Marcela Elaine, articuladora do selo; Selma, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Kênia, representando o Conselho Tutelar; Antônio Victor, representando o 0Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca); e o vereador-presidente da Câmara Municipal, Fernando Aires, além de lideranças, auxiliares da gestão, pais e demais atores da sociedade.