Alarmante: Tentativas de suicídio são a 3ª causa de atendimentos no Trauma de Campina Grande


Números oficiais divulgados pelo Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande, revelam uma realidade alarmante. Os casos de tentativas de suicídio representaram a terceira maior causa de atendimentos na unidade no primeiro semestre deste ano.

As estatísticas são lideradas, de longe, por acidentes de moto, que geraram 4.838 atendimentos no período. Em seguida, vem os pacientes com quadro de AVC, totalizando 946 nos primeiros seis meses de 2024. 

No mesmo período, segundo o boletim da unidade, foram 593 pacientes atendidos em decorrência de violência autoprovocada, ou seja, tentativas de suicídio.

Quando se compara o cenário com outras ocorrências, fica ainda mais clara a gravidade. O número de pacientes atendidos por ferimento de arma branca foi de 115 pessoas. Vítimas de arma de fogo foram 88 no período. Atropelamentos geraram 258 atendimentos. 

Ou seja, houve mais pessoas dando entrada na unidade por atentarem contra a própria vida do que o total reunido das vítimas de facadas, tiros e atropelamentos. 

Somente em junho, foram 128 atendimentos. Além disso, o comparativo com as estatísticas do mesmo período de 2023 revela que esse cenário é constante e está aumentando. No primeiro semestre do ano passado, foram 522 casos. 

SEM NOTÍCIA

Em regra, a imprensa busca não repercutir ocorrências de suicídio ou tentativas, uma prática que tem sido recomendada para evitar "gatilhos" em pessoas com algum tipo de propensão a atentar contra a própria vida. Por outro lado, a medida acaba fazendo com que o número alarmante de casos não seja percebido pela opinião pública.

BUSQUE AJUDA

Se você precisa, busque ajuda. Você pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 188. Converse com sua família e procure auxílio.


Postagem Anterior Próxima Postagem