Como obter um bom desempenho, além da concorrência? - Leia no artigo de Regina Amorim


Como obter um bom desempenho, além da concorrência? Como prosperar nos negócios, mesmo em um mundo incerto e imprevisível? Como superar as dificuldades? Essas são algumas reflexões que passam pela cabeça, dos empreendedores bem-sucedidos e que os tornam diferentes dos demais. Eles não podem prever o futuro, mas podem unir criatividade com disciplina e perceber quando devem avançar para alcançar os resultados desejados.

A disciplina mantém as empresas de sucesso no seu foco estratégico, enquanto a criatividade as mantém em movimento, motivadas pelos seus valores e aspirações de longo prazo. O empreendedor que ama o que faz, proporciona o melhor serviço aos consumidores, porque é movido por um comportamento incomum, que se diverte no trabalho e passa boas energia para seus clientes, colaboradores e parceiros, sem renunciar ao propósito de transformar a sua empresa, na melhor e na mais criativa, do mercado.

O poder da observação permite aos empreendedores de sucesso, desenvolver seu modelo mental e validar mudanças ousadas e criativas. Mesmo em condições favoráveis o empreendedor não se acomoda. Ele considera a possibilidade de acontecer uma situação imprevisível, que possa se voltar contra ele, sem que esteja preparado para evitar riscos indesejados.

Uma das características dos líderes vencedores é a sua busca por algo mais duradouro do que eles mesmos. Um propósito que vai além deles, uma combinação de humildade e determinação, movidos por uma causa maior e nunca para si somente.  Exercer os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e contribuir para um mundo melhor seria um excelente exemplo para compreender a ambição de propósito dos líderes empreendedores. 

É possível que alguém que saiu de uma situação de pobreza e depois de tornar-se um executivo, um político ou empreendedor de sucesso, tenha desenvolvido a sua capacidade de liderança, a empatia e a autodisciplina que o credencia a superar praticamente qualquer obstáculo. Nem todos os líderes empreendedores são iguais. Alguns aceitam a adversidade sem reclamar, mas rejeitam a ideia de que o fator sorte ou caos determinam seu sucesso ou seu fracasso.

Em geral tomam decisões fundamentadas em seus valores, metas e foco no seu objetivo. Diante das incertezas voltam-se para a criatividade e para a sua intuição com base nos fatos e dados observados. O desconforto de manter-se comprometido com o bom desempenho da empresa em tempos difíceis é o mesmo desconforto de conter-se em condições favoráveis. À princípio isso pode parecer insignificante, mas se parar para pensar, pode ser um padrão de consistência na métrica de desempenho, para empresas de qualquer tamanho.

O índice de satisfação dos consumidores é uma boa métrica de desempenho empresarial. Entretanto, algumas empresas baixam seus preços para crescer mais rápido, o que pode impactar na qualidade do produto ou serviço e consequentemente, no nível de satisfação dos seus clientes. Se não administra bem as reclamações o índice de satisfação da clientela pode não ser alcançado, conforme previsto.

Administrar uma empresa para que ela seja bem-sucedida é “impor ordens em meio à desordem e consistência em meio à inconsistência.” É promover a melhoria contínua, com padrões de desempenho alcançados, independente da situação boa ou ruim a ser enfrentada. A cultura colaborativa contribui para melhorar o desempenho da empresa, aumentar a confiança e a motivação dos seus colaboradores, com melhoria de resultados.

Tudo que está no ambiente externo, está fora do controle da empresa: clientes, mudanças climáticas, concorrência global, mudanças tecnológicas. Mas quando se empreende com disciplina, criatividade e vigilância é possível atingir nível de desempenho consistente, mesmo em tempos difíceis. O desempenho não é determinado pelas circunstâncias, mas sim, pela atitude empreendedora. 

Para seguir cada dia melhor o empreendedor bem-sucedido precisa ter disciplina para inovar, de forma ordenada e de modo controlado, validando as suas ideias criativas ou aprendendo com outras experiências. As melhores práticas quando aplicadas com seriedade e continuamente, proporciona à empresa sair na frente, em tempos de turbulência.

Postagem Anterior Próxima Postagem