Está tramitando na Câmara Municipal de Campina Grande um Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Antônio Alves Pimentel Filho (PSB) que pretende aumentar a segurança nas ruas para cadeirantes e pedestres, mediante a implantação de lombadas e faixas elevadas em vias próximas a parques, praças, templos e catedrais do município.
“Dados de 2022 mostram que mais de 18.000 pedestres por ano são vítimas de acidentes de trânsito, e esses números só tendem a aumentar. A faixa de pedestres é uma sinalização essencial para garantir mais segurança”, ressalta o vereador Pimentel Filho na justificativa da propositura.
“Mas precisamos de ações coordenadas tanto dos pedestres quanto dos motoristas para que sejam realmente eficazes. Ao passar por uma faixa de pedestres, os motoristas devem diminuir a velocidade e redobrar a atenção”, acrescenta, ainda, o parlamentar.
Pimentel também ressaltou a importância das sinalizações para um trânsito mais seguro. “Os pedestres têm prioridade de passagem em todas as faixas, exceto aquelas com semáforos. Mesmo quando o sinal para o motorista está verde, ele deve esperar o pedestre terminar a travessia antes de prosseguir. Infelizmente, muitas vias ainda não possuem faixas de pedestres, exigindo maior cuidado de todos”, finalizou o vereador.