Justiça atende partido e suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Campina Grande


A juíza Daniela Falcão Azevedo, da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, atendeu a pedido formulado pelo União Brasil, partido do prefeito e candidato à reeleição Bruno Cunha Lima, para suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral do instituto Ranking que foi publicada no portal da empresa e já estava circulando na internet.

Na ação, o partido alega a existência de “violações às exigências legais, como a inclusão de pergunta acerca do cargo de governador, apesar da pesquisa se referir ao cargo de prefeito e indução do eleitor à escolha de determinado candidato, por não ter observada a ordem alfabética na apresentação dos nomes”.

Também alegou haver “inclusão, nas opções apresentadas, de nome de candidata que não está registrada, bem como omissão de nome de candidato do PSOL; ausência de informação acerca da metodologia da pesquisa; e não explicitação da forma como serão coletados os formulários de dados”. 

Em sua decisão, ao conceder liminar para suspender a pesquisa, a magistrada acatou apenas a alegação do União Brasil acerca da inclusão de “pergunta atinente ao cargo de governador, em total dissonância com o objetivo da consulta”.

Em caso de descumprimento, a multa imposta é de mais de R$53 mil. Cabe recurso.

Postagem Anterior Próxima Postagem