Promover e comercializar as rotas e roteiros turísticos da Paraíba é uma imersão na identidade territorial de cada região, priorizando os pequenos negócios dos municípios que, pelas suas características de singularidade, ruralidade, experiências inusitadas e autênticas, proporcionam bem-estar e satisfação para os turistas que visitam esses destinos turísticos criativos e diferenciados.
Na minha percepção, o turismo só acontece quando temos bons agentes receptivos e guias de turismo que têm pertencimento e que sabem valorizar as experiências diversificadas de uma localidade, sem a necessidade de importar absolutamente nada de outro lugar, porque o que existe em cada território é a essência que gera a formatação das experiências do turismo criativo e colaborativo.
A Paraíba tem disponível para o mercado uma nova oferta turística, destacando cultura, aventura, religiosidade, gastronomia, saúde e bem-estar, empreendedorismo, vivências e experiências que enriquecem o turismo regional e nacional. Nas regiões turísticas da Paraíba, as experiências são diferentes dos padrões convencionais, porque os receptivos locais e regionais efetivamente conhecem o destino turístico e compõem a governança regional, visando atender às ações coletivas que agregam valor às rotas e roteiros.
Turismo é essa atividade econômica mágica, que faz parte do sonho de milhões de pessoas ao se deslocarem para viver experiências únicas. É com esse enfoque que a criatividade e a experiência se unem para proporcionar aos turistas, prazer, emoções, lazer, conhecimentos, cenários diferentes, novas culturas, costumes, simbologias e memórias afetivas.
A Rota das Flores do Brejo Paraibano que une os municípios de Areia, Remígio, Bananeiras, Pilões, Serraria e Solânea teve início após o consultor diagnosticar o principal problemas enfrentado pelas floriculturas, quanto à pouca visibilidade e consequentemente a baixa comercialização de plantas decorativas.
A Rota da Flores beneficiou as floriculturas da região do Brejo, possibilitando o aumento de 75% de turistas na região, potencializando a economia local, o contato com a natureza preservada, além da venda direta ao consumidor final. A visita à Rota das Flores só é possível através de uma agência de receptivo qualificada: Famileva, Rosanetur, Val Viagens, Travessia Turismo, Natal Word e outras agências incríveis, realizam mais de uma viagem por mês, para essa vivência exclusiva, que caiu no gosto dos turistas.
Paraíba é considerado um dos estados brasileiros com elevado nível de empreendedorismo criativo, aquele indivíduo que consegue fazer as coisas acontecerem com atitudes inovadoras, com grande capacidade de identificar as oportunidades e adaptar-se às tendências do mercado. O empreendedor do turismo não é diferente, pois tem elevado grau de perseverança e imaginação. Para melhor atender ao atual mercado é necessário assumir novos desafios, situações adversas e desenvolver novos negócios, com criatividade, conhecimento e com a cultura do lugar, agregando valor a produtos e serviços turísticos.
Estamos na era das novas economias: criativa, colaborativa, circular e compartilhada, por isso as rotas e roteiros turísticos da Paraíba, tendem a ser uma grande rede de negócios criativos e colaborativos, entre as treze regiões turísticas paraibanas, com os empreendedores criativos, que buscam fazer da simplicidade e da flexibilidade, suas melhores estratégias para manter-se competitivo no mercado.
Empresas criativas e inovadoras que compõem e comercializam as rotas e roteiros turísticos passam mais tempo explorando a criatividade, estão sempre dispostas a aceitar informações relevantes, bem como desafiar as ideias antigas com novas interpretações e conexões. Em breve, as agências de receptivo e os guias de turismo, poderão estar em outro patamar de empresas bem-sucedidas, pela diversidade de experiências que oferecem aos turistas, que visitam a Paraíba.
Novos roteiros turísticos criativos estão sendo formatados pelo SEBRAE – PB, através dos ART – Agentes de Roteiros Turísticos, expandindo as fronteiras, identificando e qualificando as regiões turísticas, para a sustentabilidade, governança e a inclusão social.