Campina Grande: das Urnas à Inovação - O Futuro da Gestão Pública - Por Carlos Rueda


Após um primeiro turno, Campina Grande se prepara para escolher seu próximo prefeito, e as eleições municipais representam um momento crucial para o futuro da cidade. Mas, além das promessas de campanha, o que realmente importa é a visão de futuro para a gestão pública. Neste cenário, a inovação governamental se torna um elemento chave para garantir a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços públicos.

O site da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) destaca algumas tendências globais da inovação governamental, como a definição de novas formas de responsabilização para uma nova era de governo, novas abordagens para dar resposta ao cuidado sobre desafios  como o da saúde, novos métodos para preservar identidades e fortalecer a equidade e novas maneiras de envolver cidadãos e moradores na tomada de decisão. 

Em Campina Grande, o E.InovCG (Ecossistema de Inovação de Campina Grade), surge como um importante aliado para o desenvolvimento de uma gestão pública inovadora. Sua força reside na sinergia entre seus atores, sendo a participação ativa do governo municipal (.GOV) crucial para o sucesso do ecossistema. A presença de agentes públicos comprometidos, engajados e proativos dentro das hélices do E.inovCG garante a criação de políticas públicas inovadoras, o acesso a recursos e expertise, a otimização do uso de tecnologias e a construção de soluções que atendam às necessidades reais da população. A união entre o setor público e o privado, com a participação de universidades, instituições, empresas e startups, cria um ambiente propício à experimentação, ao desenvolvimento e à implementação de soluções inovadoras para os desafios da cidade.

Mas como Campina Grande pode transformar essas tendências em realidade?

Priorizando a digitalização dos serviços: A simplificação do acesso à informação e a otimização dos serviços públicos por meio de plataformas digitais podem melhorar a experiência do cidadão e reduzir custos para o governo.

Investindo em dados abertos: A disponibilização de dados governamentais em formato aberto fomenta o desenvolvimento de soluções inovadoras e a participação da sociedade na tomada de decisões.

Colocando a Tecnologia ao serviço do bem comum: A implementação de tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain e Internet das Coisas pode otimizar a gestão pública e promover a transparência e eficiência dos serviços.

Promovendo a colaboração entre o governo e o E.InovCG: Através de parcerias, o governo pode ter acesso a soluções inovadoras desenvolvidas por startups e empresas locais, além de incentivar a criação de novas soluções para os desafios da cidade e gerar movimentação na economia.

Utilizando o Sandbox de Campina Grande: O Sandbox que é um ambiente de testes para novas tecnologias e soluções, pode ser uma ferramenta poderosa para o governo experimentar novas soluções e políticas públicas antes de implementá-las em grande escala, reduzindo riscos e otimizando recursos.

Campina Grande tem a oportunidade de se tornar referência em inovação governamental, utilizando a tecnologia como meio para melhorar a vida dos seus cidadãos e construir um futuro mais próspero e sustentável.

A escolha dos próximos gestores é crucial para que cidade se torne inteligente, inovadora e que coloca o cidadão no centro das suas políticas. 

Que a campanha eleitoral seja um momento de debate sobre o futuro da cidade e a importância da inovação para construir uma Campina Grande melhor para todos!

___________________________________

 Carlos Alejandro Rueda Angarita

Administrador de Instituições de Serviço pela Universidad de La Sabana (Colômbia), Mestre em Desenvolvimento de Sistemas para o E-commerce, Mestre em Economia da Empresa e Doutor, Cum Laude, em Economia da Empresa, pela Universidad de Salamanca (Espanha), Co-líder do NASA Space Apps Challenge Campina Grande 2024 e CEO do Núcleo Gestor do (E.INOVCG) Ecossistema de Inovação de Campina Grande.


Postagem Anterior Próxima Postagem