E-book – Guia de Acordo de Sócios para Startups - Por Alexandre Moura


Por Alexandre MOURA (*)

E-book – Guia de Acordo de Sócios para Startups

Para os Empreendedores cuja Startup está “madura” para buscar investidores e/ou sócios, é fundamental ter “um acordo de sócios bem estruturado, que pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso, do negócio”. A consultoria de um advogado especializado na área, com por exemplo, formação em “direito digital” (no caso de Startups da área de TI), é muito importante. Mas, para “poder conversar” sobre o “tema jurídico” e “garantir, que a empresa esteja protegida e atraia investidores com segurança”, faz-se necessário, também, algum conhecimento prévio. Neste sentido, a “Anjos do Brasil” (anjosdobrasil.net) - organização voltada para divulgação da importância do “Capital Anjo” e apoio a Startups - em uma parceria com o escritório “Elias, Matias Advogados”, está disponibilizando um E-book (Livro Eletrônico), bem interessante.

E-book – Guia de Acordo de Sócios para Startups (II)

Com o título de “Guia Prático - Acordo de Sócios”, o E-book disponibiliza ao Empreendedor e também ao investidor, uma serie de informações que podem evitar ou minimizar, conflitos futuros e garantir transparência nas decisões. “Como definir a governança corporativa e os direitos de voto”; “Como proteger os sócios minoritários com cláusulas como Tag Along” (mecanismo aplicável apenas em casos de venda de uma empresa, visando proteção de acionistas minoritários); e, “Cláusulas importantes para evitar conflitos, como saída de sócios e não concorrência”, são alguns dos temas abordados no livro. A leitura da obra é “o primeiro passo para garantir a segurança jurídica da Startup e fazê-la crescer com confiança”. Para “baixar”, gratuitamente, o E-book, acesse o link: www2.anjosdobrasil.net/ebook-guia-pratico-acordo-de-socios.

“China-Brazil Online Acceleration Camp” 

A ApexBrasil está promovendo, a 5ª Edição do “China-Brazil Online Acceleration Camp”, o evento realizado desde 2020, faz parte do programa “PDI (Programa Diplomacia Inovação) do MRE - Ministério das Relações Exteriores”. A edição 2024/2025, acontecerá no período de 10 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025. Contando com a parceria do Consulado Geral do Brasil em Shanghai e do Centro da Inovação Tecnológica de Shanghai (STIC). Podem participar empresas brasileiras de base tecnológica, que desenvolvem ou aplicam IA (Inteligência Artificial) em suas soluções, e atuam em um ou mais, dos seguintes subsetores: aprendizagem de máquina, rede neural, aprendizagem profunda, robótica e visão computacional. A ideia é acelerar parcerias na China, com foco na “Tecnologia de IA”.

“China-Brazil Online Acceleration Camp” (II)

As 3 empresas mais bem colocadas no processo seletivo, terão acesso gratuito às seguintes atividades no formato online: Mentoria One-on-One (conversas rápidas e periódicas entre as partes) para conhecer o “enquadramento” industrial da IA na China e para estruturar seu modelo de negócios, visando acessar o mercado chinês; “Rodada de Negócios” com potenciais parceiros, clientes locais e investidores; e, Pitch Day (dia especifico, para apresentação da empresa a um grupo de investidores chineses, mentores e especialistas daquele mercado). Segundo os organizadores, nas quatro edições anteriores do “China-Brazil Online Acceleration Camp”, “12 empresas brasileiras participaram e estão colhendo bons resultados”. As inscrições vão até o próximo dia 10 de novembro. Mais informações através do e-mail: apexbrasil@apexbrasil.com.br

_______________________________________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem