Secretário de Saúde de Campina Grande emite nota sobre Aije das contratações


O secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior, apresenta esclarecimentos sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) a respeito de contratações no âmbito do Fundo Municipal de Saúde. O secretário esclarece que todas as contratações foram realizadas para expansão de equipes da Atenção Primária à Saúde e para a implantação das equipes multidisciplinares (eMulti), que configura um novo programa para o qual foi necessário contratar os profissionais para a sua implementação. 

Dunga esclarece ainda que as expansões das equipes foram possíveis em função de um projeto técnico da gestão municipal que fomentou o financiamento junto ao Ministério da Saúde.

O gestor, que é administrador por formação, reforça que as contratações foram realizadas no período adequado e conforme prevê a legislação, sendo estritamente de interesse coletivo. Os profissionais contratados foram direcionados para a ampliação da cobertura da Atenção Básica no município, que atingiu 100% dos territórios e da população, subindo em mais 83 o número de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

Também foram criadas 10 equipes da eMulti, com psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e educadores físicos que atendem a população no domicílio ou nas Unidades Básicas de Saúde. Entre os contratados também estão novos odontólogos e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB). Com isso, a cidade subiu de 49 para 64 consultórios odontológicos nas UBS. Ainda foi credenciada uma nova equipe para o programa Consultório na Rua. 

Carlos Dunga Júnior reitera a lisura das contratações e rechaça veementemente a tentativa da coligação denunciante em tentar macular a imagem do gestor, bem como de acusar levianamente a pasta de promover contratações indevidas, quando na verdade se tratam de ações de pleno interesse coletivo.


Postagem Anterior Próxima Postagem