Por Alexandre MOURA (*)
Inscrições abertas para o “BraFIP INCODAY Edição 2024”
Estão abertas as inscrições para o INCODAY (International Cooperation Day), evento final da “Chamada de Ideias BraFIP 2024”. Este ano, o INCODAY acontecerá no próximo dia 27 de novembro, de forma hibrida (tanto presencial quanto pela Internet) e realizado em parceria com o “Parque de Ciência e Tecnologia Guamá”, na cidade de Belém, Pará. O INCODAY “viabiliza” o contato entre os segmentos que atuam na Inovação Tecnológica, sendo elas instituições e/ou empresas (brasileiras e internacionais) e investidores. Dessa forma, a BraFIP através do INCODAY e de outras ações, tem cumprido seu principal objetivo, que é criar uma rede de contatos e parcerias, em nível mundial, para a execução de projetos de “P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Colaboração”. Inscreva-se, gratuitamente, até o dia 26 e participe da escolha das três melhores ideias inscritas em 2024. Será um dia inteiro de apresentações de pitchs e palestras de renomados atores dos “Ecossistemas de Inovação” nacional e internacional. Mais informações no portal da BraFIP (brafip.org.br) e inscrições pelo link www.sympla.com.br/evento/brafip-incoday-2024/2712152
Startup do Maranhão e um “Jogo do Bem”
A Startup maranhense “Gamezônia”, criada e incentivada, com o apoio do “Programa Inova Amazônia” - iniciativa do SEBRAE focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, Startups, empreendimentos e ideias inovadoras, alinhados à bioeconomia - conseguiu recentemente, captar R$ 800 mil no programa “Shark Tank Brasil”. A empresa do Maranhão, “idealizou um jogo virtual que une diversão e educação ambiental, buscando mais conscientização sobre a biodiversidade da Amazônia”. O apoio do SEBRAE proporcionou a participação em importantes eventos nacionais dos Ecossistemas de Inovação do Brasil, onde o “produto” Gamezônia foi validado antes mesmo de sair do papel. Além é claro, de receberem “mentorias, capacitações e momentos de conexão com especialistas de mercado e investidores”.
Itália aumenta impostos em ganhos de capital com criptomoedas
No orçamento para 2025, o “MF – Ministero delle Finanze” (Ministério das Finanças) da Itália, apresentou proposta de “aumento de impostos sobre ganhos de capital com criptomoedas”. Para os técnicos do MF, “os investidores deveriam fazer uma distinção entre investimentos que financiam projetos tangíveis e criptomoedas, cujo valor, segundo eles, está completamente desconectado dos ativos subjacentes”. Na proposta de orçamento para o ano que vem (que o Parlamento italiano tem até o dia 31 de dezembro para aprovar ou rejeitar), está previsto aumentar a tributação sobre ganhos com criptomoedas, dos atuais 26% para 42%. Essa é mais uma medida que o governo da Itália toma em relação ao mercado de criptoativos, na esteira das decisões da União Europeia referentes ao controle mais forte deste tipo de investimento, especialmente no cumprimento de salvaguardas contra a lavagem de dinheiro e financiamento do crime organizado. Com informações da Agência Reuters e do MF – Ministero delle Finanze.
Cursos Gratuitos em Inteligência Artificial
A “Escola do Trabalhador 4.0”, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a empresa americana de tecnologia Microsoft, estão lançando uma série de cursos gratuitos, na área de IA (Inteligência Artificial), “uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho atual e futuro”. Com a crescente demanda por profissionais qualificados em IA, essa é uma grande chance de obter “formação nas tecnologias mais inovadoras, com programas acessíveis e com a expertise de empresas de referência”. A Softex (Softex.br) é a responsável pela gestão dos cursos de capacitação tecnológica da Escola do Trabalhador, da curadoria do conteúdo e do acompanhamento dos alunos. Os cursos na área de IA disponíveis são os seguintes: “FluêncIA”; “IA-900 - Fundamentos do Azure”; Inteligência Artificial em Ambientes Educacionais; Conceitos básicos de IA do Microsoft Azure - o que é IA generativa; e “Profissional de Inteligência Artificial”. Mais detalhes no link: softex.br/iniciativas/escola-do-trabalhador. Com informações da Agência Softex.
____________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.