"A mudança é sempre possível e oportuna" - Leia o artigo de Regina Amorim


A mudança é sempre possível e oportuna. Por mais simples que seja, ela é capaz de produzir efeitos significativos, na sua vida ou na sua empresa. Uma das qualidades humanas que mais contribui para planejar o êxito e evitar o fracasso, chama-se habilidade intelectual. 

Cientistas já acreditam que os seres humanos têm maior capacidade de aprender e desenvolver a sua criatividade, do que se imaginava em séculos passados. Quando mudamos estamos evoluindo, soltando a nossa rigidez e priorizando a nossa flexibilidade. A busca do desenvolvimento, mesmo quando as coisas não vão bem, é o que faz você prosperar diante dos desafios. É acreditar que seu modelo mental é mutável – mindset em crescimento – que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas, se modificar e se desenvolver por meio do seu esforço e da sua experiência. Pessoas com modelo mental fixo, não acreditam no esforço.

O líder focado no amanhã prioriza estratégias para construir futuros. Trabalhar com o futuro é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Para isso é fundamental aprofundar, expandir e dar significado aos futuros desejados, para a sua vida, seu trabalho e para o mundo. O poder da visão e do propósito é uma ferramenta poderosa que nos permite chegar aonde queremos.

Uma estratégia para reinventar as organizações é testar, aprender e experimentar, para em seguida, implementar novas maneiras de contribuir para os futuros desejados. A forma de pensar pode ser uma habilidade para construir o futuro que queremos, desde que acreditemos no poder de transformar as narrativas negativas em narrativas positivas.

Ideias inovadoras têm o poder de revolucionar setores da economia e gerar riqueza. Pessoas criativas estão muito mais propensas a questionar, observar, trocar ideias e experimentar, porque têm foco no modelo mental em crescimento. As melhores ideias surgem de competências comportamentais que você também pode adquirir, tais como: liderança, empatia, criatividade, aprendizado contínuo, boa comunicação, proatividade, ética e adaptabilidade. Essas competências potencializam as ideias inovadoras em você e em outras pessoas.

Quanto maior o desafio, mais as pessoas se desenvolvem e crescem. Quanto mais as pessoas acreditam que suas qualidades podem ser aperfeiçoadas, continuamente, os fracassos podem acontecer, mas não as definem. No mindset fixo acredita-se que pessoas talentosas não precisam se esforçar. No mindset em crescimento acredita-se que até os mais bem-sucedidos têm de se esforçar para obter resultados.

Se nossos antepassados aprenderam a fazer as coisas de outras maneiras, isso é suficiente para imaginarmos que outros futuros são possíveis. Podemos ver o passado como fonte de possibilidades sobre os desafios do presente.

A busca de aprendizado contínuo supera a aquisição de conhecimentos, tornando-se uma ferramenta essencial para manter nossas conexões e ampliar a nossa visão do mundo em que vivemos. O aprendizado contínuo desempenha papel essencial na promoção da saúde mental e emocional. Exige esforço contínuo e contribui para a nossa capacidade de enfrentar desafios e desfrutar de oportunidades, sempre com mentalidade aberta e colaborativa, para processar novas informações.

Líderes que possuem mentalidade de crescimento acreditam no seu desenvolvimento e no das outras pessoas. Utilizam a comunicação inclusiva e cheia de aprendizado, porque sabem ouvir e respeitar os colaboradores, com os quais também aprende e em troca, os orienta para a criação da cultura de relacionamentos. As organizações precisam de lideranças inclusivas e inspiradoras. Ser líder não é ter cargo, mas ter protagonismo, ou seja, a verdadeira autoconfiança de um líder não se reflete num título, nem na quantidade de bens materiais, mas no seu modelo mental, na sua disposição para crescer e tornar o mundo melhor.

Para os líderes com mentalidade de crescimento, a hierarquia significa muito pouco. Mais importante são as pessoas que podem ajudar a resolver problemas e criar soluções, qualquer que seja a sua posição nas empresas ou nas comunidades locais. É preciso olhar para o passado e seguir para o futuro, com boas razões para acreditar na mudança.

Postagem Anterior Próxima Postagem