Economia criativa - Confira o novo artigo de Regina Amorim no Hora Agora


Encontrar novas maneiras de valorizar a cultura do lugar, aos olhos dos turistas e das comunidades locais, significa criar um produto turístico, rico de experiências singulares, que se torna um elemento cultural amplamente aceito.

É possível fazer as escolhas certas, embora nem sempre seja fácil de realizar, considerando que muitas empresas do turismo perdem outras oportunidades, comercializando o que já não atrai o novo perfil do turista e dos consumidores. A atuação de um bom consultor, na formatação de rotas e roteiros turísticos necessita de uma atenção constante sobre o comportamento do turista e as tendências do mercado, adicionando experimentação, que resulta tanto em melhorias quanto em transformação do território. Um consultor de destino turístico deve sempre observar os diferentes segmentos para encontrar escassez ou ineficiência que possam representar oportunidades de negócios.

Criar as mais novas experiências turísticas na Paraíba, tem sido para o SEBRAE-PB, uma descoberta prazerosa e inovadora, com visão de futuro, que chama a atenção de mercados turísticos convencionais. Em um mundo tão complexo, o que mais precisamos é de determinação, para avançar no enorme fluxo de transformação, aceitando os erros e os acertos, que fazem parte de toda experimentação e exercitando o aprendizado em inovação.

O fracasso de empresas do turismo é maior quando elas não conseguem inovar. A evolução requer adaptação, por isso é fundamental mudar para adequar-se a um novo tempo. É construir o ambiente favorável para que pessoas inovadoras sejam protagonistas no seu território e acreditem no seu potencial criativo.

É incrível ver como a diversidade de talentos culturais de um território tem se revelado nas novas rotas e roteiros turísticos da Paraíba, com o desejo intenso de encontrar a melhor forma de fazer as coisas acontecerem, proporcionando emoções e experiências únicas aos visitantes. Criar esse ambiente de negócios que capacite e envolva as pessoas, bem como a gestão pública municipal, tem sido uma das estratégias de atuação do SEBRAE-PB nos territórios turísticos, possibilitando a criação de uma rede de negócios criativos e colaborativos, com foco na inovação.

Nesse campo da inovação, a Paraíba está repleta de exemplos. Encontramos avanços no empreendedorismo cultural criativo e no desenvolvimento local sustentável. É fundamental compartilhar suas histórias e o que podemos aprender com eles.

A Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões tornou-se um celeiro de trios de forró, de talentos das artes visuais, artesãos, dançarinos, costureiras da moda junina, atores de teatro e cenografia, poetas, cantores e escritores, que juntos, formam uma rede poderosa da cultura regional autêntica. Esses protagonistas culturais estão fazendo a experiência da cultura junina acontecer o ano inteiro, com a rota turística, uma excelente oportunidade para refletir sobre o valor cultural do que pertence ao território. Ninguém faz turismo importando o que é de outro destino turístico, mas construindo com o pertencimento e a valorização do que é seu.

A Rota dos Festejos Juninos também está abrindo oportunidades para agências de turismo e investidores, que se identificam com a rota e visualizam várias possibilidades para investir mais do turismo, em todos os seis municípios, integrados ao roteiro.

A experiência da cultura junina está em sintonia com as tendências do turismo, pela sua criatividade, sustentabilidade e inclusão social. O empreendedorismo criativo é mais importante do que nunca na história dos negócios. E você pode fazer parte dessa nova história do turismo na Paraíba, seja como turista, como empreendedor cultural ou empresário. “Seguimos, nessa festa tão linda, aprendendo assim a valorizar. As riquezas que têm nossa Terra, quem quiser conhecer pode chegar. Será sempre um prazer recebê-los, aqui nesse pedaço de chão. Pois aqui é São João o ano inteiro. E o ano inteiro eu sou São João”. A essência do verso de autoria do Tiago Rodrigues, não poderia ser mais perfeita, para representar o pertencimento dos movimentos culturais autênticos, que fazem a diferença da Rota dos Festejos Juninos.

Postagem Anterior Próxima Postagem