Por Alexandre MOURA (*)
O SEBRAE e a Plataforma da “GetNinjas”
O SEBRAE e a empresa brasileira “GetNinjas” - que tem uma das maiores plataformas (aplicativo) online para conectar clientes a prestadores de serviços - fizeram uma parceria com o objetivo de “oferecer um programa de capacitação e mentoria, para pequenos negócios prestadores de serviços”. O programa inclui capacitação online e presencial, sobre marketing digital; vendas e gestão de negócios. As mentorias são individualizadas, com especialistas em cada área e acesso a uma plataforma exclusiva, com ferramentas e recursos para desenvolvimento do negócio. O aplicativo da GetNinjas, oferece serviços em diversas categorias (são mais de 500 tipos), que vão desde serviços domésticos e reformas/reparos, a fotógrafos e até designers. Interessante. Informações adicionais podem ser obtidas no link:
sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriagetninjas
IA “com Raciocínio”?
Uma previsão do cientista “Ilya Sutskever, ex-Chefe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da empresa/laboratório dos Estados Unidos OpenAI (fabricante do ChatGPT) - uma das maiores referencias quando o assunto é tecnologia de IA (Inteligência Artificial) - vem causando discussões acaloradas nos últimos dias. Segundo ele, no futuro, “a IA com poder/capacidade de raciocínio, tornará essa tecnologia menos previsível”. No entendimento dele, no médio prazo, teremos “máquinas superinteligentes” com “Agentes de IA” há muito trabalhados, que darão frutos nessa era futura e “terão uma compreensão mais profunda e autoconscientes”. Assim, a “IA raciocinará sobre os problemas como os humanos conseguem fazer”. O problema é que, “quanto mais a IA raciocina, mais imprevisível ela se torna”. Resumindo: o “controle” dos sistemas de IA ficarão cada vez mais complicados. Será?
Outra “Briga” de Gigantes
Na coluna da semana passada, escrevi sobre a “briga” ente a “Midia Canadense e a empresa OpenAI Inc”, “por supostas violações de direitos autorais”. Agora uma nova contenda começa a tomar forma, envolvendo, novamente, a OpenAI. Segundo matéria do Wall Street Journal, a gigante americana de tecnologia “Meta Platform Inc”, controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, solicitou formalmente, “ao Procurador-Geral da Califórnia que bloqueie a transformação da OpenAI em uma empresa com fins lucrativos”. No pedido, a Meta Platform, afirma que “autorizar a OpenAI se tornar uma empresa com fins lucrativos, estabeleceria um precedente perigoso, permitindo que Startups desfrutassem das vantagens do status de organização sem fins lucrativos até que estejam prontas (por decisão interna) para se tornarem lucrativas”. Caso este “novo modelo de negócios” seja “validado”, os investidores sem fins lucrativos obteriam a mesma vantagem que aqueles que investem da maneira convencional, ao mesmo tempo que se beneficiariam por um tempo não especificado, de reduções fiscais e outros benefícios concedidos pelo governo. Uma evidente concorrência desleal. Complicado mesmo.
Multa Milionária
Ainda sobre “concorrência desleal”, o governo da Turquia multou o Google, de propriedade da empresa americana Alphabet, em R$ 450 milhões por violação da “legislação de concorrência”. Segundo as autoridades turcas, o Google estava “tirando vantagem de sua posição dominante no mercado de serviços de servidores de anúncios”, as chamadas “Plataformas SSP” (uma SSP é parte integrante do ecossistema de publicidade programática e é uma ferramenta importante, para ajudar a facilitar, a compra e venda de anúncios digitais). Segundo órgão antitruste turco, “o Google favoreceu seu próprio serviço de plataforma SSP em detrimento dos rivais, e que essa medida dificultou as operações de seus concorrentes”. Além da multa milionária, o Google deve ainda garantir, dentro de seis meses, que os concorrentes não fiquem em desvantagem e fornecer as Plataformas SSP de terceiros, condições semelhantes às aplicadas aos seus próprios serviços. Tudo indica que essa medida, terá repercussões em outros países da Europa. Com informações da Agência Reuters e do Governo da Turquia.
Feliz e Abençoado Natal para todos!
_________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.