No bojo do projeto de lei complementar que promoveu a minirreforma no Código Tributário Municipal, o prefeito Bruno Cunha Lima conseguiu emplacar a criação de duas novas secretarias adjuntas para a pasta das Finanças.
Agora, a estrutura da administração municipal contará, além da Secretaria Adjunta das Finanças, com a adjunta da Receita e a adjunta de Gestão e Orçamento. As mudanças foram publicadas no Semanário Oficial do último dia 31.
Na divisão das competências, a Secretaria Adjunta da Receita fica com as atribuições referentes à arrecadação. Já a Gestão e Orçamento deve realizar o planejamento financeiro, acompanhamento de gestão da politica orçamentária e articulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento.
A adjunta das Finanças tem a atribuição de substituir o secretário em sua ausência ou impedimentos, registro e o controle contábil da administração financeira e patrimonial do Município, execução da Programação Financeira de desembolso; e controle diário de liberação e autorização de pagamentos.
Com a criação das novas secretarias adjuntas, também haverá novas funções de gerência e diretoria.