Homenagem a Maria Barbosa: um reconhecimento justo e no tempo certo


A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo a um requerimento do vereador Anderson Pila (PSB), entregou uma homenagem à ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal Maria Lopes Barbosa. O evento, na casa de “Dona Maria”, foi exatamente na data do seu aniversário de 88 anos.

Ao solicitar aos seus pares a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Municipal para a ex-presidente da Casa de Félix Araújo, Pila apresentou uma longa justificativa, traçando um perfil de Maria Lopes Barbosa, sua história de vida e seu pioneirismo na política.

A ocasião, naturalmente marcada por forte emoção, representa um ato de reconhecimento institucional e formal muito justo e, principalmente, realizado no tempo certo. Ou seja, em vida.

Esposa de um nome que também marcou época em Campina Grande, o enfermeiro Manoel Barbosa, Maria venceu ao todo seis eleições para vereadora na cidade, conforme os dados oficiais da Justiça Eleitoral: 1972, 1976, 1982, 1992, 1996 e 2000.

Na legislatura de 1993 a 1996, “Nevinha”, como também era chamada, presidiu o a Câmara, tornando-se a primeira mulher a chefiar o legislativo municipal. E, por isso, na licença dos titulares, chegou a assumir a Prefeitura de Campina Grande interinamente – a primeira mulher a ocupar a função.

“Maria Barbosa é um exemplo de mãe e de política. Solidariedade, garra e altivez são alguns dos atributos dessa mulher guerreira, militante das causas sociais e profundamente engajada na fé Cristã. Venceu barreiras e muitos obstáculos para chegar onde chegou e ter sua história reconhecida. Porém, seu maior orgulho é sua família”, comenta Anderson Pila. 

Por Lenildo Ferreira

Postagem Anterior Próxima Postagem