O volume de vendas do varejo paraibano registrou a segunda maior taxa de crescimento do País em 2024 entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, segundo revelou a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (13). No ano passado, as vendas do indicador na Paraíba expandiram 11,4%, enquanto a taxa média do País foi de 4,7%. O Estado do Amapá liderou com 15,5%.
No desempenho dos 12 meses do varejo em 2024, a Paraíba alcançou posições relevantes ao longo do ano passado: em três meses, atingiu as maiores taxas do País (fevereiro, junho e outubro) e em outros quatro meses a segunda maior taxa (maio, julho, agosto e setembro). As taxas de crescimento também foram expressivas. Dos 12 meses, oito foram com crescimento acima de dois dígitos (fevereiro, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro), alcançando as maiores taxas foram agosto (19,9%); outubro (19,1%) e julho (18%).
COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou também a 2ª maior taxa de crescimento do País (11%) em 2024, enquanto a média nacional ficou em 4,1%.
Oito das onze atividades pesquisadas, no âmbito do varejo ampliado, fecharam o ano no campo positivo: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; Veículos e motos, partes e peças, Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Material de construção; Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, vestuário e calçados; e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.
MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.
Secom