A evolução humana natural acontece em ritmo lento, nunca comparada às mudanças aceleradas que o cenário atual nos impõe. Para conseguirmos superar as nossas limitações biológicas e naturais, um dos caminhos é ampliar a nossa visão, buscar conhecimentos que nos permitam desenvolver as estratégias e as habilidades necessárias, para vencer os desafios de acompanhar o ritmo das mudanças.
É necessário aprender as novas regras do jogo, entender as mudanças para podermos atuar com sucesso. Muito cuidado para não nos tornarmos vítimas dos golpes ou investimentos equivocados, com relação ao sucesso de empresas, que conseguiram grandes lucros em pouco tempo.
Enfrentar o desconforto de opiniões e especulações exige um esforço maior para compreender e adaptar-se às regras estabelecidas. Portanto, quanto melhor se consegue planejar o futuro, mais assertivo se torna planejar estratégias eficientes e ser bem-sucedido.
Para liderar em um ambiente de incerteza é fundamental ter visão plena e habilidade de execução, para traçar estratégias de inovação e antecipar-se às mudanças. A construção de um futuro e um legado positivos, necessita de uma visão ousada e sustentável, com ações estratégicas e responsáveis.
A nossa percepção da realidade tem sido transformada pela aceleração tecnológica, gerando acúmulo de informações e conhecimentos disponíveis. Com a disseminação das tecnologias digitais no século 21, ampliamos a nossa capacidade de conexão e troca de conhecimentos, em tempo real e em todo o planeta. A disseminação de inteligência artificial (IA) generativa, vem desencadeando uma aceleração de conteúdos, imagens, vídeos, textos, músicas e até código de software, convincentes.
Diante de um cenário imprevisível, enfrentar o futuro torna-se cada vez mais diferente do passado, quando as estratégias se repetiam. Precisamos de outras estratégias para acelerar a nossa adaptação, ampliar a nossa visão de futuro e desenvolver novas competências que nos tornem mais ágeis na tomada de decisões.
As habilidades humanas mais relevantes para um futuro cada vez mais tecnológico, estão focadas no uso da tecnologia para ampliar as capacidades humanas e as habilidades comportamentais e interpessoais. Se não podemos prever o futuro, podemos escolher os melhores caminhos para criá-lo. A estratégia é vencer em ambientes de incerteza, desenvolver a capacidade de liderar a nós mesmos e os nossos negócios.
O propósito é a dimensão fundamental de qualquer negócio. O futuro é resultado das ações de todos nós. Pessoas diferentes têm visões e conhecimentos diferentes que favorecem o pensamento crítico e a inovação. O pensamento crítico é a habilidade de filtrar informações, selecionando as mais relevantes para a tomada de decisões. É um recurso valioso e essencial para o profissional e o empreendedor do futuro. Quanto melhor for o pensamento crítico, melhores tendem a ser as decisões tomadas. O questionamento é o que alimenta o pensamento crítico, fruto do acúmulo de conhecimentos e de experiências que vamos adquirindo ao longo da vida. É por meio do questionamento que a curiosidade e a criatividade se manifestam.
A criatividade no processo de inovação é essencial para gerar ideias e soluções que agreguem valor aos objetivos a serem alcançados. É uma habilidade-chave para enriquecer visões e estratégias de futuros. Estratégias de inovação não acontecem sem criatividade. Com a Inteligência artificial (IA) generativa a criatividade também se torna uma habilidade artificial que é diferente da criatividade natural, ou seja, as criatividades humana e artificial são distintas e complementares.
A solução nem sempre é definitiva, mas apenas um caminho relevante para o futuro desejado, que necessita de adaptação e agilidade para inovar e evoluir, em cenário de mudanças. Assim, o desapego é um dos principais aceleradores para a adaptabilidade ágil. A colaboração também é uma das habilidades que mais favorece e melhora a compreensão das partes para solucionar o todo. Não podemos esquecer dos valores, que são fundamentais, para que o pensamento crítico não seja apenas lógico, mas também ético, justo e socialmente responsável.