PMCG envia à Câmara projeto do Açude do Covão, com área inundável de 25 hectares


Foi protocolado na Câmara Municipal de Campina Grande um projeto de lei, de autoria do poder executivo, que dispõe sobre a delimitação da área da bacia hidráulica a ser formada na construção do Açude do Covão, na confluência dos bairros do Alto Branco, Nações, Cuités e adjacências. O governo pediu regime de urgência para a votação da matéria.

Segundo o PL, o açude deverá ter margem de cota máxima no nível de 588 metros, com uma área inundável de aproximadamente 25 hectares. Conforme a justificativa, o projeto executivo do Açude do Covão tem como principal objetivo evitar os transtornos causados por enchentes e alagamentos durante os períodos chuvosos. 

“Controlando as vazões do Canal das Piabas, o açude proporcionará maior segurança e proteção para a população, reduzindo os impactos negativos desses eventos climáticos extremos”, afirma o documento, assinado pelo prefeito Bruno Cunha Lima.

Além disso, de acordo com a proposta, o açude servirá como um reservatório natural de água, preparado para uma possível emergência no abastecimento dos bairros do Alto Branco e das Nações. “Essa função estratégica garantirá o acesso à água potável mesmo em tempos de escassez, contribuindo para a resiliência da comunidade diante de adversidades climáticas”, alega.

ECONOMIA E MOBILIDADE

Outro benefício apontado seria o estímulo ao desenvolvimento econômico e social da região, sobretudo em áreas como a piscicultura e hortifruticultura. A PMCG pondera, ainda, que a construção do Açude do Covão servirá como parte integrante do complexo viário da região, ligando os bairros das Nações e dos Cuités através da alça norte. 

Lenildo Ferreira - Hora Agora (Proibida a reprodução sem registro integral da fonte)

Postagem Anterior Próxima Postagem