Secretaria confirma alta dos homicídios no carnaval, mas refuta índice de deputado


A pasta da Segurança Pública e Defesa Social do Estado confirmou nesta segunda-feira, 10, que houve aumento do número de casos de homicídios durante o período do carnaval deste ano, em relação a 2024, mas desmentiu o índice apresentado pelo deputado estadual Sargento Neto.

Conforme o parlamentar, os casos teriam aumentado 42%; enquanto a Secretaria de Segurança, todavia, a alta teria sido de 25%. As informações são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Secretaria da Segurança.

Segundo os dados oficiais, entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, foram contabilizados 20 casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em todo o estado. Durante o período carnavalesco de 2024, foram registrados 16 casos.

OUTROS INDICADORES REGISTRAM AVANÇOS

Por outro lado, conforme a secretaria, os dados apontam também reduções significativas em diversos índices de criminalidade. Durante o carnaval deste ano, não houve registro de crimes de latrocínio (roubo seguido de morte), além de quedas expressivas em outras ocorrências:

Redução de 53% nas tentativas de homicídio;

Diminuição de 13% nas ocorrências de violência doméstica;

Queda de 29% nos registros de roubos;

Redução de 21% nos roubos e furtos de veículos, com 31 veículos recuperados e devolvidos aos proprietários;

Diminuição de 42% nos acidentes de trânsito.

As forças de segurança da Paraíba também realizaram 242 prisões e apreenderam 31 armas de fogo, reforçando o compromisso com a manutenção da ordem pública e a segurança da população.

“A Secretaria da Segurança e da Defesa Social ressalta que o trabalho integrado das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros de Militar, aliado ao monitoramento realizado pelos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), contribuiu para a eficácia das operações preventivas e repressivas durante o Carnaval, em todo o estado”, diz a nota oficial.

Postagem Anterior Próxima Postagem