Por Alexandre MOURA (*)
Uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais
Continuando a “série” de colunas sobre a utilização de IA (Inteligência Artificial), em diversos setores da economia e da atividade humana, hoje escrevo sobre o “uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais”. Essas plataformas têm se tornado cada vez mais, sofisticadas e “intensas” no uso da IA, particularmente, para otimizar a “moderação de conteúdo” e impulsionar o engajamento dos usuários. A seguir, algumas das principais formas como a IA está sendo utilizada nessas plataformas. “Personalização de Conteúdo”: Uma das aplicações mais visíveis da IA em mídias sociais é a personalização de conteúdo. Algoritmos de aprendizado de máquina analisam o comportamento dos usuários, incluindo “curtidas”, compartilhamentos, tempo de visualização e interações, para sugerir conteúdos mais relevantes e de interesse individual. Plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e “X”, utilizam “sistemas de recomendação” que ajustam os feeds de notícias (funcionalidade de redes sociais e aplicativos de notícias, que permite ao usuário receber informações e conteúdos relevantes de forma personalizada, também conhecidos como "Timeline"), em tempo real, com o objetivo de aumentar o engajamento.
Uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais (II)
Na “Moderação de Conteúdo”, a IA desempenha um papel crucial, ao identificar postagens que violam as diretrizes da comunidade, como violência, assédio e Fake News. Modelos de PLN (Processamento de Linguagem Natural) e Visão Computacional são aplicados e usados, para detectar automaticamente textos, imagens e vídeos impróprios e/ou com restrições. No entanto, essa abordagem ainda enfrenta desafios, pois a IA pode “interpretar mal o contexto” de algumas postagens, exigindo a revisão humana. Outra aplicação de IA cada vez mais utilizada pelas empresas, que utilizam redes sociais para interagir com clientes, são “Chatbots” que fornecem respostas automáticas e suporte instantâneo, a custos extremamente baixos. Esses chatbots, impulsionados por PLN, podem responder a perguntas cada vez mais complexas, encaminhar solicitações para “agentes humanos” e até mesmo “aprender” com interações passadas, para melhorar suas respostas futuras. A IA também é amplamente empregada para “Analisar o Sentimento” dos usuários em postagens, comentários e menções de marcas. Essa análise ajuda empresas, criadores de conteúdo e jornalistas, a compreender a percepção do público-alvo sobre seus produtos, serviços, campanhas publicitárias e matérias jornalísticas. Algoritmos de PLN podem identificar se um comentário é positivo, negativo ou neutro, auxiliando na tomada de decisões operacionais e estratégicas.
Uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais (III)
Outra aplicação muito importante é a “Geração Automática de Conteúdo” (de forma semelhante ao que mencionei em uma coluna anterior, sobre o uso de IA no Jornalismo). Recentemente, modelos de IA, como o “GPT” (em suas várias versões), têm sido utilizados para gerar legendas, traduções automáticas (inclusive com voz), postagens de matérias, vídeos curtos e até mesmo produzir “Podcasts”. Essa tecnologia pode ajudar influenciadores e “marcas”, na criação de conteúdos rapidamente, economizando tempo e esforço na produção de “material informativo digital”. Outro uso importante de IA é na “Detecção de Comportamentos Suspeitos” nas mídias sociais. Para combater atividades maliciosas, como fraudes, contas falsas e disseminação de desinformação, as plataformas usam IA para detectar padrões suspeitos. Essas ferramentas de IA analisam comportamentos anômalos, como a criação de múltiplas contas, “interações inorgânicas” e disseminação massiva de links, ajudando manter a integridade do ambiente digital.
Uso de IA nas Plataformas de Mídias Sociais (IV)
Com o rápido crescimento de aplicações/soluções de IA sendo usadas nas Mídias Sociais, algumas questões/problemas ainda precisam ser endereçadas/debatidos/resolvidos. A exemplo do viés algorítmico, da privacidade dos usuários (no caso do Brasil, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados deve ser observada) e da falta de transparência nos critérios de recomendação. Além disso, o impacto do consumo excessivo de conteúdo personalizado, pode levar à criação de “bolhas de informação” e polarização social. Para finalizar, vale destacar/reforçar que o uso de IA em Mídias Sociais está revolucionando a forma como interagimos e principalmente, “consumimos conteúdo”. Se aplicada de maneira responsável, a IA pode melhorar a experiência dos usuários, promover interações mais saudáveis e auxiliar na criação de um ambiente digital mais seguro. No entanto, é essencial que haja um equilíbrio entre inovação tecnológica e considerações éticas, para garantir que essa “inovação” beneficie a sociedade como um todo.
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Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.