Coluna Turismo e Eventos: Bagagem para viagem - Por Alessandro Sousa


Quando você se prepara para viajar de avião, seja a lazer ou em viagens corporativas, uma das dúvidas mais comuns é sobre a bagagem. Com as mudanças nas regras e especificações, apresentamos dicas básicas, porém, valiosas para você chegar ao aeroporto com toda a bagagem organizada. 

Você pode levar dois tipos de bagagem para viagem: a de mão e a mala a ser despachada, que é transportada no compartimento de bagagens do avião. Os limites podem variar conforme a companhia, o tipo de viagem se nacional ou internacional e também o tipo de aeronave, e estão detalhados no contrato de transporte. Mas, é importante ficar de olho nas regras.

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite de 10 kg. Importante lembrar que na LATAM, apenas a tarifa Basic, comercializada para voos dentro do Chile, Peru, Colômbia, Equador e Argentina, não inclui bagagem de mão gratuita.

Se você está indeciso sobre o que carregar, aconselhamos levar na bagagem de mão ou na bolsa objetos frágeis, importantes, de valor econômico e sentimental ou úteis para a viagem. Por exemplo: Equipamentos eletrônicos (laptop, tablet, celular, câmera), remédios, dinheiro, documentos e chaves, material para leitura ou conforto pessoal (como tampões de ouvido, máscara para cobrir os olhos, travesseiros de pescoço etc.).

É bom levar um agasalho, pois em algumas aeronaves a temperatura pode ficar relativamente baixa. 

Mas a bagagem despachada também tem regulamentações e você também precisa conhecer os limites e normas. Esta é a bagagem que será entregue à companhia no momento do check-in e transportada no porão do avião. Em voos nacionais ou internacionais, esse é um serviço oferecido ao passageiro e pode ser cobrado.

Para bagagem despachada, a maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais, seja ela paga ou incluída no valor da passagem que são 23 kg. Itens que ultrapassem esse peso estão sujeitos à cobrança por excesso de bagagem ou a necessidade da comprar de um outro volume de bagagem, isso depende a política de cada empresa aérea.

O tamanho de mala permitido é de até 158 cm, 50 cm de altura x 80 cm de largura x 28 cm de profundidade. Quanto à franquia de bagagem, cada empresa tem suas regras. Elas são definidas de acordo com o tipo de tarifa da passagem aérea e, às vezes, com a categoria do passageiro nos programas de milhagem ou fidelidade.

Quanto a extravios de bagagem, as empresas aéreas tomam todas as precauções necessárias para que isso não ocorra, entretanto, podem ocorrer eventuais incidentes no transporte. Isso não significa que a mala foi perdida. Se ela não aparecer na esteira, você deverá procurar um funcionário da empresa aérea antes de sair da sala de desembarque.

Toda bagagem é identificada com etiquetas, ela é rastreada e, quando encontrada, será enviada para o destino correto. O prazo para localização de uma bagagem em viagens nacionais são de até 7 dias e para voos internacionais, 21 dias. Caso isso não ocorra, a companhia aérea entrará em contato para procedimentos de indenização.

Quando você estiver fora de seu domicílio, eventuais despesas relacionadas ao extravio também serão reembolsadas. Mas tudo dentro dos limites estabelecidos pelo contrato de transporte e desde que apresentados os devidos comprovantes, por isso, é importante guardar até o final de sua viagem.

Boa leitura, boa viagem!

Alessandro Sousa

Agente de Viagens há 26 anos

DELTATOUR CPV

Postagem Anterior Próxima Postagem