Paraíba registra 16 mortes de gestantes em 2025 e secretária revela: “Estamos ‘uma pilha’”


Dados revelados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta semana apontam um cenário alarmante: até agora, dezesseis mulheres morreram durante partos em todo o estado em 2025. Com isso, em apenas três meses, as mortes de parturientes já passam de mais da metade do total registrado no ano passado, quando ocorreram 27 casos.

As informações foram confirmadas durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba por Renata Valéria Nóbrega, secretária executiva de Saúde do Estado, que relatou que o mês de março foi o pior e não escondeu o impacto do quadro dentro da pasta.

“Nós estamos com uma situação ‘de pilha’ dentro da Secretaria de Saúde do Estado porque este último mês de março foi trágico. Quase toda semana eram dois, três óbitos. Já estamos com dezesseis este ano. Então, é um recorte muito difícil para 2025”, disse na tribuna.

De acordo com Renata, as estatísticas apontam a ocorrência de 36 mortes maternas na Paraíba 2019; 54 em 2020; 72 em 2021; 23 em 2022; 29 em 2023; e 27 no ano passado. “Realmente, o ano de 2025 está muito difícil”, admitiu a secretária executiva.

Renata Nóbrega afirmou que o Governo do Estado tem ampliado esforços para maximizar o atendimento às gestantes e destacou que estão sendo construídas maternidades em Campina Grande e João Pessoa. Ela, contudo, pediu o apoio de todos os setores e atores para a redução dos óbitos maternos. 

Postagem Anterior Próxima Postagem