Com o avanço das costuras para o fechamento de uma federação entre os partidos União Brasil e Progressistas, o vereador de Campina Grande Alexandre do Sindicato, que exerce seu quarto mandato na Câmara, confirmou que poderá ir à Justiça para pleitear o direito à desfiliação.
Ocorre que Alexandre já havia expressado o desejo de deixar a legenda para se filiar a um partido do bloco de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro que permita, segundo explicou, que ela tenha mais chances numa disputa por um mandato de deputado em 2026.
A vontade de sair ficou maior agora diante da possibilidade cada vez mais real de, com a formação da federação, o bloco ficar sob o controle da família Ribeiro e, com isso, vincular-se ao grupo político do governador João Azevêdo (PSB), de quem Alexandre é ferrenho opositor.
Perguntando se seu desejo é se filiar ao PL de Bolsonaro, o vereador fica longe de disfarçar que este é, realmente, o plano. Mais que isso, o vereador revelou que o deputado federal Cabo Gilberto está buscando que a cúpula do União Brasil em Brasília libere a saída de parlamentares que não concordam com a federação.
“É meu sonho, afinal é um partido que compactua com minhas ideias. Sei das dificuldades, mas o cabo Gilberto está trabalhando junto ao comando nacional do União (para liberar a desfiliação de detentores de mandato) e, havendo segurança jurídica, eu o farei”, explicou.